12/04/17 | 11:23
Conselho Municipal de Saúde tem nova diretoria

A presidência do Conselho Municipal de Saúde de Manaus (CMS) realizou eleições para nova diretoria, na manhã desta quarta-feira, 12/4, na sede da organização, no Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), no conjunto Santos Dumont.

O atual presidente, Gilson Silva, foi reeleito para o cargo com a maioria dos votos. Para a vice-presidência foi escolhida a conselheira Cecília Oliveira. O primeiro-secretário é Alcides Januário e o segundo-secretário é o médico Alexandre Magno. A nova diretora fica no cargo até abril do ano que vem quando será realizado novo pleito.

Entre os 28 conselheiros que participaram da eleição, estava o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto, que classificou como fundamental a atuação do Conselho nos processos de elaboração e monitoramento do planejamento de ações de saúde importantes para a população de Manaus.

“Os conselheiros são representantes das diversas categorias da sociedade civil e conhecem as necessidades e problemas específicos das regiões da cidade e dos grupos populacionais com os quais convivem, ajudando a Prefeitura a buscar soluções adequadas no que diz respeito à prevenção e assistência à saúde”, declarou Homero.

O secretário também destacou que espera a continuidade do trabalho de parceria desenvolvido até o momento. “O Conselho tem a função não apenas de fiscalizar, mas fundamentalmente de colaborar para a melhoria da saúde pública no nível local”.

O trabalho

A capital possui 32 conselheiros municipais que trabalham em conjunto com os Distritos de Saúde, apoiando ações e identificando possibilidades de melhoria no atendimento.

Para o presidente reeleito Gilson Silva é hora de rever o que precisa de algum ajuste e pensar em novas ideias para a melhoria da atuação do conselho. “Evidentemente que há, sempre, algo para ajustar. O que nos motiva, neste momento, é que a nova diretoria está novamente formada com pessoas muito comprometidas e, certamente, vamos desenvolver um bom trabalho”, declarou Gilson.

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315