17/04/17 | 10:51
Conselho Municipal de Saúde vai receber 578 novos membros

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realiza nesta quinta-feira, 20/4, a cerimônia de posse de 578 conselheiros locais. O evento acontece no auditório da Universidade Paulista (Unip), na avenida Mário Ypiranga, 4390, Parque 10 de Novembro, a partir das 9h.

O grupo de 578 conselheiros participou do processo eleitoral para a composição de 61 Conselhos Locais de Saúde (CLSs), iniciado em fevereiro e finalizado em março deste ano, para atuação no triênio 2017-2020.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, informa que cada um dos 61 CLSs vai representar 61 Unidades de Saúde, tendo a função de propor, contribuir e deliberar sobre a gestão de forma local.

“Cada CLS é composto por representantes de trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), podendo ter de quatro a 12 membros, entre titulares e suplentes, dependendo do número de servidores da Unidade de Saúde que representam. Os representantes de usuários compõem 50% dos membros do CLS, com 25% de representantes de gestores e 25% de trabalhadores”, destaca Homero de Miranda Leão.

O secretário lembra ainda que os representantes de usuários e trabalhadores são eleitos pelo voto de usuários e trabalhadores, respectivamente, sendo os gestores nomeados por indicação.

“A composição de conselhos locais vinculados a uma Unidade de Saúde é uma das estratégias para fortalecer a participação popular o controle social no SUS. Os conselheiros locais ajudam os gestores a identificar os problemas de acordo com a realidade de cada comunidade, para que se possa buscar soluções mais rápidas e eficientes para a população”, afirma Homero de Miranda Leão.

O coordenador do processo eleitoral, conselheiro municipal João Bosco de Lima, explica que os 61 Conselhos Locais de Saúde irão representar Unidades de Saúde distribuídas nas zonas Sul, Norte, Leste, Oeste e Rural.

“Após a posse dos conselheiros na quinta-feira, dia 20, o Conselho Municipal de Saúde irá realizar a implantação de cada um dos 61 Conselhos Locais. O trabalho será iniciado na próxima semana e ocorrerá por zona geográfica”, informa João Bosco, reforçando que os 578 conselheiros também participarão de um processo de capacitação para uma atuação qualificada na representação dos conselhos.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315