Controle de Zoonoses

Centro de Controle de Zoonoses

Contato: 3216-8153/3625-2655 (DENÚNCIA)

Setor de Remoção e Captura

Contato: 3625-2655

Quando a população deve procurar o CCZ? 

Sempre que um ou mais animais estiverem causando, ou sob suspeita de causar, risco à saúde pública, sejam eles cães, gatos, pombos, morcegos ou outros. Em casos de animais agonizantes ou atropelados, o CCZ também deve ser acionado.

Quais os serviços disponibilizados pelo CCZ?

O CCZ realiza a campanha anual de vacinação antirrábica animal e disponibiliza a vacina gratuitamente durante todo ano na sede do órgão. O serviço de vacinação de cães e gatos está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do próprio CCZ (av. Brasil s/n, Compensa I, próximo à feira coberta e à sede da Semulsp). Também cabe ao CCZ a realização das investigações de casos suspeitos de zoonoses como a raiva, leptospirose, leishmaniose visceral etc. O CCZ mantém, ainda, um programa permanente de controle populacional de cães e gatos que compreende o registro e a identificação por meio de implante de microchip, educação em saúde e guarda responsável, castração e fiscalizações zoossanitárias.

Qual é o endereço do CCZ? Quais são os números para contato/agendamento/denúncias/resgate etc.?

O CCZ está localizado na Av. Brasil, atrás do PAC da Compensa e na mesma entrada da SEMULSP, e o número para atendimento é 3625-2655. Para o agendamento de castração, os usuários devem comparecer portando originais e cópias de CPF, identidade e comprovante de endereço.

O que é e como funciona a castração?

A castração é o método de controle populacional mais aceito e recomendado pela OMS. A equipe de veterinários do CCZ realiza procedimentos em machos (orquiectomia) e fêmeas (ovário-histerectomia) através da técnica minimamente invasiva ou “técnica do gancho”. Segundo levantamento realizado em 2011 pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Manaus conta com aproximadamente 310.000 cães e gatos entre animais domiciliados e semi-domiciliados. Não há dados sobre animais não domiciliados.