CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO

Deve-se sempre observar a procedência do produto final, se o mesmo foi produzido e manipulado em estabelecimentos licenciados. Portanto, deve-se evitar o consumo oferecido por locais não definidos, vendidos por pessoas não autorizadas pelo órgão sanitário.

X-Caboclinho: Sanduíche de pão francês recheado com fatias de queijo coalho e polpas de tucumã.

O queijo coalho é produto obtido nas bacias leiteiras da região, produzido em pequenas fábricas nos arredores de Manaus.

O tucumã, fruto abundante das encharcadas da floresta amazônica, é composto de casca, caroço e carne vegetal avermelhada de sabor bastante peculiar.

Cuidados com o queijo coalho: Observar se o queijo coalho utilizado foi recortado de produto com embalagem transcrevendo a origem, registro, rotulagem e conservação dos produtos, além do prazo de validade. É importante observar se o queijo possui o carimbo do SIF ou SIE, selo de inspeção federal ou estadual, que certifica que o produto está sendo fabricado dentro dos padrões exigidos.

Cuidados com o tucumã: O processo de despolpa ainda é feito de forma manual devendo haver atenção a despeito do local de manipulação, quanto à total higiene do mesmo, bem como se os critérios sanitários foram rigorosamente observados no acondicionamento do fruto e no manuseio da produção da polpa.

Açaí: Fruto abundante das encharcadas da floresta amazônica, composto de casca, caroço e carne vegetal na cor escura de sabor bastante peculiar.

Cuidados com o açaí: Observar no local de manipulação se o mesmo encontra-se dentro dos padrões, conforme determinado pelo Departamento de Vigilância Sanitária e se o referido local possui a Licença Sanitária.

Caldo de cana: O caldo de cana é produto obtido através da moagem da cana de açúcar e é muito comum encontrar a venda do mesmo em feiras livres.

Cuidados com o caldo de cana: Observar que, apesar de ser oferecido por moagem no momento da compra, deve-se checar se o fruto foi devidamente higienizado antes do processo de moagem.

Atenção: O consumo de produtos sem o devido cuidado pode ocasionar sérios problemas de infecções intestinais.