01/10/10 | 10:12
Dia do Idoso é celebrado com atividades na rede municipal de saúde

O Dia Nacional do Idoso, comemorado nesta sexta-feira (1o de outubro), será marcado por uma série de atividades que encerram a semana dedicada à Terceira Idade, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em todas as zonas da cidade. No Distrito de Saúde (Disa) Oeste, o encerramento acontece no auditório da Prefeitura de Manaus, a partir das 8h, com apresentações culturais de sete grupos da Terceira Idade. Nos demais Distritos, as unidades da rede promovem eventos festivos e ações da 2a Campanha de Prevenção de Quedas de Idosos, como palestras e fisioterapia.

“A programação de intensificação das atividades será concluída, mas as orientações sobre os cuidados que evitam quedas neste grupo etário prosseguem na rotina do atendimento ambulatorial, assim como as ações preventivas voltados ao envelhecimento sadio”, frisa o titular da Semsa, Francisco Deodato.

Segundo Deodato, a continuidade do trabalho de conscientização das famílias de pessoas idosas sobre as medidas é motivado pelo aumento da incidência de quedas e fraturas, nessa faixa etária. O número de internações de pessoas da Terceira Idade, por fraturas no fêmur em conseqüência de quedas, cresceu 18%, em Manaus, entre janeiro e junho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram 104 internações este ano, durante esse período, contra 88 em 2009.

Deodato esclarece que as quedas, nessa idade, geralmente, acarretam em fratura do fêmur e danos incalculáveis que atingem toda a família. Nestes casos, diz ele, freqüentemente os pacientes são submetidos a tratamento cirúrgico e hospitalizados por longos períodos. Observar o ambiente e eliminar os itens que podem ocasionar as quedas é o procedimento inicial, para evitar tombos que podem resultar em fraturas graves, aponta Deodato.

Durante a Semana do Idoso, todas as unidades da rede municipal promoveram atividades de orientação nas áreas de educação em saúde e intensificaram os atendimentos médico, de enfermagem e fisioterapia. Além da Campanha de Prevenção de Quedas, a programação da Semsa incluiu outros temas importantes para a promoção da saúde de pessoas idosas, como prevenção a hipertensão e diabetes.

De acordo com a chefa do setor de Saúde do Idoso da Semsa, Georgina Sarkis, as causas das quedas estão relacionadas à dificuldade de visão, de equilíbrio, perda da força dos membros inferiores, osteoporose, uso inadequado de medicamentos, entre outras situações. “Quanto aos medicamentos, o idoso deve estar atendo à leitura da bula, para identificar possíveis efeitos colaterais como sonolência ou tonturas, fatores que aliados à falta de atenção, podem ocasionar tombos”, alerta. Os sintomas fazem parte do processo natural do envelhecimento que podem ser observados nos atendimentos, diz a especialista em Gerontologia. Na rede municipal de saúde, 38 mil pessoas idosas são atendidas, mensalmente.

Sarkis enumera algumas medidas preventivas que podem ser adotadas para evitar os tombos: substituir pisos escorregadios por antiderrapantes, fixar barras de apoio em banheiros (no boxe e ao lado do vaso sanitário), substituir tapetes de tecidos por emborrachados, eliminar móveis desnecessários na casa para facilitar a locomoção do idoso, deixar os objetos em altura que o idoso possa alcançar sem precisar subir em cadeiras, não esquecer objetos, brinquedos ou fios de TV e internet no caminho, deixar um ponto de luz acessa à noite, entre outras ações, que devem facilitar a visão e a locomoção da pessoa idosa.  

Homenagem por conhecimentos difundidos nas escolas

Nesta sexta-feira, o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, recebe uma homenagem do Conselho Municipal do Idoso, durante a 1a Mostra de Trabalho do Projeto Aprendendo a Valorizar e a Respeitar a Pessoa Idosa. A homenagem é motivada pelo trabalho desenvolvido pelo gestor, à frente da Semsa, na área de difusão do conhecimento sobre envelhecimento, nas escolas públicas da capital, bem como na promoção da saúde na Terceira Idade, na atenção básica. O evento acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Avenida Mário Ypiranga, entre 8h e 12h.

A 1a Mostra de Trabalho do Projeto Aprendendo a Valorizar e a Respeitar a Pessoa Idosa é uma realização do Conselho Municipal do Idoso, com apoio da Semsa. Na Mostra, alunos de 28 instituições de ensino apresentarão os trabalhos desenvolvidos sobre envelhecimento, a partir das palestras ministradas na rede pela equipe de profissionais do setor de Saúde do Idoso da Semsa. Em parceria com o Conselho, a Secretaria visa ampliar o projeto para mais de 400 escolas de Manaus, nos próximos dois anos.

Reportagem - Adyam Litaiff.