Estágio Curricular Obrigatório

Programa de Estágio Curricular Obrigatório Não Remunerado 2017

O Programa de Estágio Curricular Obrigatório Não Remunerado na Semsa corresponde à demanda de cumprimento de carga horária prática obrigatória, prevista na grade curricular dos cursos técnicos de nível médio, superior e graduação.

Este estágio só poderá acontecer, nesta Secretaria, mediante formalização prévia do Termo de Cooperação Técnica com a Instituição de Ensino. Consulte a coordenação do seu curso.

Leia atentamente as orientações para Solicitação de Campos de Estágio na Semsa:

Passo 1: Solicitação prévia online.

As solicitações devem ser feitas, exclusivamente, por um representante da Instituição de Ensino.

– Se faz OBRIGATÓRIA a descrição completa dos dados da disciplina prática a ser desenvolvida na Semsa, assim como o preenchimento dos demais campos requisitados;

– É necessária apenas 1 (uma) solicitação para cada disciplina por semestre, inclusive as turmas que funcionam em forma de rodízio (solicitações repetidas para uma mesma disciplina, mesmo que sejam feitas por alunos diferentes, serão desconsideradas);

– O formulário deverá ser preenchido IMPRETERIVELMENTE com, no mínimo, 30 dias de antecedência do início previsto para o estágio;

ATENÇÃO: O prazo para solicitações referentes ao 1º semestre será de 09/01/2017 a 24/03/2017 e ao 2º semestre será de 03/07/2017 a 22/09/2017.

Passo 2: Articulação via e-mail e/ou telefone.

(gesau@pmm.am.gov.br  e/ou 3236-8987)

– Caberá à Gerência de Gestão da Educação na Saúde (Gesau) analisar a viabilidade da solicitação e posteriormente a distribuição e lotação dos alunos de forma a conciliar a demanda da Instituição de Ensino às da Secretaria, objetivando uma integração ensino e serviço de maior qualidade.

– Com a aprovação da solicitação e concluída a distribuição dos alunos, a GESAU enviará um e-mail para a Instituição de Ensino, requerendo a documentação necessária.

– A contar da data de recebimento do e-mail, a IES terá o prazo de 15 (quinze) dias corridos para a entrega dos documentos.

ATENÇÃO: É desaconselhada e não resolutiva a abordagem direta de alunos e professores aos diretores ou servidores de Unidades de Saúde.

Passo 3: Formalização dos Encaminhamentos e Apresentação no local de Estágio.

– Para a formalização dos Encaminhamentos de Estágio (documento que autoriza a entrada dos alunos nas Unidades de Saúde), a documentação entregue pela Instituição tem que estar COMPLETA e toda dentro dos padrões estabelecidos pela secretaria;

– Após 10 dias úteis da entrega completa da documentação pertinente, o representante da Instituição de Ensino deverá se apresentar no local de estágio (ou entrar em contato com a Direção) a fim de agendar com o diretor da unidade o início das atividades dos alunos.

ATENÇÃO: A articulação acima só será possível mediante a presença dos Encaminhamentos enviados pela Gesau no local de estágio selecionado.

Caso os documentos sejam aceitos e posteriormente for constatado que foram preenchidos incorretamente, o processo será interrompido até que a pendência seja resolvida e serão priorizadas outras solicitações.

Caso qualquer pendência identificada não seja resolvida até o final do prazo de solicitação do programa, ela será automaticamente desconsiderada e o estágio não será mais autorizado até o próximo semestre.

Para informações, entre em contato com gesau@pmm.am.gov.br.