HumanizaSUS

POLÍTICA MUNICIPAL DE HUMANIZAÇÃO DE MANAUS

A Política Nacional de Humanização (PNH) foi formulada a partir da sistematização de experiências do SUS que dá certo e reconhece que Estados, Municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão com bons resultados. Isso contribui para a legitimação do SUS como política pública.

Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização – PNH tem o objetivo de efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e de gestão e fomentar trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e produção de sujeitos.
No município de Manaus, o Projeto HumanizaSUS Manaus foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde por meio da Resolução n.º 001 de 18 de janeiro de 2007 com o objetivo de instituir a Política de Humanização como eixo norteador e articulador da organização do processo de trabalho da Rede de Saúde do Município de Manaus.

A Política HumanizaSUS Manaus em consonância com a PNH é um compromisso de todos nós e busca que seus princípios e diretrizes sejam efetivados, enfatizando os direitos dos protagonistas do processo de produção da saúde – usuários, gestores e trabalhadores, com a potencialização da capacidade de criação que constitui o humano, valorizando sua autonomia numa configuração coletiva dos processos de atenção e gestão.

Você que é gestor ou trabalhador de uma de nossas unidades de saúde, procure seu Distrito/Sede para saber mais. Estamos à disposição para levar até a sua unidade Rodas de Conversa sobre Humanização no Atendimento nos Serviços de Saúde.

Sede – Ana Lúcia Raman – GESAU – ana.raman@pmm.am.gov.br

Distrito Norte – Karla Lima – karla.lima@pmm.am.gov.br

Distrito Sul – Rosimary Lourenço – rosimary.lourenco@pmm.am.gov.br

Distrito Leste – Marciléa Souza – marcilea.souza@pmm.am.gov.br

Distrito Oeste – Wanja Leal – wanja.leal@pmm.am.gov.br

Distrito Rural – Francinete Rebouças – francinete.reboucas@pmm.am.gov.br

 

Queremos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo de pactuação democrática e coletiva.

Links relacionados:

Política Nacional de Humanização no Portal da Saúde

Rede HumanizaSUS