Eventos e Campanhas

CARNAVAL (Janeiro/fevereiro)

A campanha de Prevenção à AIDS no Carnaval em Manaus, seguiu a linha de atividades preconizadas pelo Departamento Nacional de IST, AIDS e Hepatites Virais/MS, reforçando o uso do preservativo como a mais importante arma de combate ao HIV e AIDS.

No referido período carnavalesco, o Núcleo de Controle das DSTs, AIDS e Hepatites Virais, objetiva a realização de ações de prevenção nas Unidades Básicas de Saúde com distribuição de preservativos e atividades educativas nas UBS, bem como nos blocos,bandas e ensaios das escolas de samba, nas zonas de atuação dos Distritos de Saúde, pertencentes ao quadro da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

HEPATITES

O mês de julho foi adotado pelo Ministério da Saúde campanhas de prevenção das hepatites virais, assim denominado “Julho Amarelo”. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Hepatites acometem cerca de 20 milhões de pessoas em todo mundo, dos quais 1,4 milhão morre a cada ano, em decorrência de complicações pela sua evolução.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Controle das DST’s, AIDS e Hepatites Virais, realiza a campanha anual com as seguintes ações:

1 – Ações educativas nas Escolas, Associações, Shopping, Salões de Beleza, terminais de ônibus (T 1 e T 5 ), granjas localizadas em área rural e unidades básicas de saúde;

2 – Oferta de teste rápido para HCV e HCB;

3 – Distribuição de Preservativos.

SÍFILIS

Segundo o Ministério da Saúde, Comemora-se todo terceiro sábado do mês de outubro, o Dia Nacional de Combate à Sífilis. A sífilis, causada por uma bactéria – o Treponema Pallidum, é uma doença infectocontagiosa de transmissão sexual, vertical (da mãe para o filho) e sanguínea, sendo a transmissão sexual a forma mais predominante.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza a Campanha de Combate a Sífilis com o objetivo de promover o acesso ao teste rápido nas Unidades Básicas de Saúde que tem o teste implantado. A testagem é a porta de entrada nesta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado.

A Programação da Campanha no Município de Manaus conta com a participação de 141 Unidades Básicas de saúde e o envolvimento e participação 1251 servidores.

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

O dia 1º de dezembro foi instituído durante a Assembleia Mundial de Saúde no ano de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, com objetivo de reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Controle das DST/Aids/HV/DEVAE, realizou nos anos 2015 e 2016, no dia 1º/12, o I e II Fórum HIV em Foco como evento de abertura das atividades que foram realizadas no período, em menção ao combate da epidemia que, entre 1980 a junho de 2016, foram notificados no país 842.710 casos de AIDS. O Brasil tem registrado, anualmente, uma média de 41,1 mil casos de AIDS nos últimos cinco anos (Fonte: Boletim Epidemiológico HIV/AIDS do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais (DIAHV), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde (MS), publicado em 2016, p.08).

A Programação da Campanha no Município de Manaus conta com a participação de 141 Unidades Básicas de Saúde e envolve 1.251 servidores. Na campanha, as Unidades Básicas realizam ações educativas e ofertam teste rápido para detecção do HIV à população de Manaus.