04/08/17 | 12:29
Festival marca a primeira edição da Semana do Bebê Manauara

Informar sobre a importância de investir na primeira infância, mobilizando toda a sociedade a apoiar as gestantes, promover o vínculo mãe-bebê e estimular o desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas e afetivas da criança. Este é objetivo das atividades realizadas durante a Semana do Bebê Manauara (SBM), instituída pelo prefeito Arthur Neto, que passou a fazer parte do calendário de eventos do município desde julho deste ano, por meio da Lei Nº 2.228. Nesta sexta-feira, 4/8, aconteceu a abertura da primeira edição da SBM, na Creche Municipal Manoel Otávio, zona Leste.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, enfatizou a importância do aleitamento materno exclusivo, não apenas do ponto de vista da saúde, mas também econômico.

“Um bebê que se alimenta exclusivamente de leite materno até os seis meses, futuramente, terá um QI (Quociente de Inteligência) mais elevado, melhores notas, maior escolaridade e salário”, informou Magaldi, com base em evidências científicas.

A gerente de creches da Semed, Wissilene Brandão, enfatizou a importância de a ação envolver os pais e responsáveis pelas crianças.

“Nós entendemos que na creche não é espaço de educar as crianças somente, mas é para a comunidade. Aqui os pais podem contar com as professoras para ajudar as educar os filhos. Então, quando recebemos uma programação, como a deste Festival, isto fortalece o vinculo que precisamos fortalecer junto às famílias”, afirmou a diretora, destacando o papel dos participantes como disseminadores de informação.

Rodas de conversa sobre temas como estímulos ao desenvolvimento da Primeira Infância, pré-natal, parto, pós-parto e paternidade; contação de histórias, teatro, brincadeiras, orientações sobre a caderneta de criança, saúde bucal e alimentação saudável foram algumas das atividades do Festival, que marcou a primeira edição da SBM.

Outros quatro Festivais foram programados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em diferentes creches e escolas nos cinco Distritos de Saúde (Sul, Norte, Leste, Oeste e Rural). Todos articulados com outras secretarias municipais: Educação (Semed), Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Juventude, Esporte e Laser (Semjel), com o apoio da United Way Brasil e Unicef Amazônia Legal, por meio do Comitê Gestor Municipal da Primeira Infância Manauara.

As próximas edições do Festival da Semana do Bebê Manauara irão acontecer na Creche Magdalena Arce Daou, no bairro Santa Luzia (dia 11 de agosto); Escola São José I, na comunidade de Livramento (dia 18); CMEI Professora Sofia Soeiro do Nascimento, residencial Viver Melhor I (dia 25); e Creche Ana Lopes Pereira, no Compensa (dia 31).

Texto: Cleamy Albuquerque/Semsa

Fotos: José Nildo/Semsa

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm5JzhiY

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315