25/10/17 | 10:42
Laboratórios da rede municipal recebem certificação de qualidade
????????????????????????????????????

Pelo terceiro ano consecutivo, a rede de laboratórios do município conquista o Certificado de Excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 25/10, pelo secretário da Casa Civil da Prefeitura de Manaus, Arthur Bisneto, e o secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi.

A certificação é fruto do esforço da Prefeitura de Manaus, que desde 2013, quando implantou a rede de laboratórios que hoje responde pelo atendimento de todas as unidades de saúde da área urbana e rural, realizou investimentos para o treinamento de pessoal, informatização de sistemas e automação de procedimentos. A rede de laboratórios do município, que compreende os laboratórios distritais Norte, Leste, Oeste, Sul e Maternidade Moura Tapajóz, realizou, só no ano passado, mais de três milhões e duzentos mil exames.

“Essa certificação é resultado do empenho de cada um dos profissionais dos nossos laboratórios. O prefeito Arthur Neto tem buscado oferecer as condições necessárias para que a população tenha acesso a serviços de qualidade. E nós, na Casa Civil estamos trabalhando para agilizar os processos, principalmente na área da saúde, que precisa de maior rapidez para que os atendimentos não sejam prejudicados”, ressaltou Bisneto.

Os laboratórios atestados pela PNCQ utilizam em seus procedimentos técnicas e tecnologias modernas, com recursos humanos treinados e equipamentos com a mínima interferência humana, reduzindo a possibilidade de erros e trocas de amostras, atendendo as exigências da legislação e os mais altos padrões de qualidade. Com isso, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, oferece à população exames laboratoriais de alto nível e resultado comprovado.

“Os laboratórios da Semsa estão entre os melhores do país e a comprovação disso é essa certificação. Nossas equipes passaram por uma avaliação criteriosa, dentro de uma metodologia complexa. Esse é o terceiro ano consecutivo que alcançamos a marca de 99% de aprovação nos exames que realizamos”, comemorou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Tuberculose

Além da certificação, a rede municipal de Saúde também vai ampliar a sua capacidade de enfrentamento à tuberculose com a chegada de novos equipamentos como microscópios, notebooks e impressoras que vão apoiar as unidades de diagnósticos e laboratórios. Os equipamentos são fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Ministério da Saúde.

Texto: Jacira Oliveira / Semcom
Fotos: José Nildo/Semsa