Assistência Farmacêutica

Contato: 3236-5854 / 98842-6056

A Secretaria Municipal de Saúde busca assegurar o uso racional e seguro de medicamentos e insumos. Assegurar o acesso aos medicamentos significa garantir o uso de um produto certo para uma finalidade específica, na dosagem correta, pelo tempo que for necessário, no momento e no lugar adequados, com a garantia de qualidade e a informação suficientes para o uso adequado, tendo como consequência a resolutividade das ações de saúde.

A Semsa disponibiliza aos usuários 195 itens de insumos, sendo 186 itens de medicamentos essenciais e  6 itens de produtos para saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde está em fase de implantação do SisFarma, que é um sistema informatizado que permite de forma integrada o registro e controle da dispensação de medicamentos e insumos farmacêuticos. O SisFarma está integrado com o Banco de Dados MS (Hórus e Cadweb), Compras Manaus (SEMEF) e Estoque PMM (SEMAD). Este sistema está sendo implantado em todas as Unidades dispensadoras, de forma a garantir a regularidade no envio das informações para o Ministério da Saúde, reduzir perdas e possibilitar o rastreamento e o consumo de medicamentos.

O Remédio em Casa é um serviço oferecido à população visando qualificar a atenção aos usuários com mais de 60 anos, por meio da organização do atendimento com acesso efetivo e contínuo aos 14 (quatorze) medicamentos selecionados para tratamento de Hipertensão Arterial (HA), Diabetes mellitus (DM) e Dislipidemia, que são entregues na residência pelos Agentes Comunitários de Saúde. Este serviço está implantado em 07 (sete) Unidades de Saúde da Semsa, conforme tabela abaixo:

A Secretaria Municipal de Saúde está implantando o projeto de plantas medicinais e fitoterápicos visando o desenvolvimento de ações voltadas à garantia do acesso seguro e uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos na rede municipal de saúde por meio do estabelecimento de parcerias. O objetivo do referido projeto é ampliar as opções terapêuticas, implantar a Farmácia Viva e realizar a gestão de estoque de fitoterápicos. Visa ainda o desenvolvimento de tecnologias e inovações.

O projeto está sendo implantado por fases e já foi cumprida a fase de realização do Simpósio, estando em elaboração o Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Amazonas – UFAM e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA.

FIQUE POR DENTRO:

· A receita precisa conter: nome completo do paciente; medicamento prescrito com o nome genérico (não pode ser o nome comercial), forma farmacêutica, dosagem e modo de usar; carimbo do médico/prescritor e número de inscrição no Conselho Regional; e assinatura do médico/prescritor e data da emissão da receita.

· A receita precisa ter o prazo de validade: 10 dias para antibióticos; 180 dias para medicamentos de uso contínuo; 30 dias para os demais medicamentos do elenco básico.

Clique aqui para acessar a Lista Simplificada REMUME SEMSA 26.10.2016

Clique aqui para acessar a Lista de Insumos de distribuição ambulatorial e Endereços de Unidades com Farmácia

Clique aqui para acessar os Pontos de dispensação de medicamentos para tratamento de Malária

Clique aqui para acessar o Resumo de receituários