04/11/10 | 9:24
Policlínica Dr. Raimundo Franco de Sá reformada

A Prefeitura de Manaus entregou à população da zona Oeste, nesta quarta-feira (03), a Policlínica Dr. Raimundo Franco de Sá, mais uma unidade de saúde que passou por obras de reforma, como parte do Programa de Reestruturação da Rede Pública Municipal de Saúde. A Policlínica funciona no bairro Nova Esperança e atende, diariamente, cerca de 1,6 mil pacientes.

“O programa de recuperação da rede municipal de saúde continua avançando e, ainda neste mês, estaremos entregando outras unidades que estão sendo reformadas, com investimentos próprios da Prefeitura”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato.

A Policlínica Raimundo Franco de Sá recebeu pintura nova, teve toda a parte hidráulica e elétrica recuperada, foram feitos reparos no telhado para corrigir infiltrações e goteiras. A climatização do prédio foi melhorada, com substituição de condicionadores de ar na recepção e áreas de espera, foram colocadas novas cadeiras para garantir maior conforto às pessoas que procuram atendimento na unidade. “Estamos, também, fazendo a substituição de equipamentos, como os aparelhos de ultrassonografia e de raio-X, por modelos mais modernos”, salientou Deodato, durante a entrega das obras.

O secretário explicou que, no caso da Policlínica Franco de Sá, não foi necessário suspender o atendimento à população, para a realização da reforma. Mas ressaltou que nem sempre é possível compatibilizar as duas coisas, devido à complexidade das intervenções que algumas unidades exigem. “Eu aproveito esta oportunidade para agradecer a compreensão das comunidades, que têm entendido que as obras são necessárias e se destinam a garantir um atendimento mais digno. Muitas vezes, tem sido a própria comunidade que tem ajudado a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a definir um local para instalar, provisoriamente, os serviços das unidades em reforma, para que o atendimento não seja suspenso”, frisou Deodato.

A Policlínica Dr. Franco de Sá oferece atendimento nas especialidades de Pediatria, Clínica Médica, Oftalmologia, Dermatologia, Endocrinonologia, Ginecologia, Gastroenterologia, Odontologia, Psicologia e Nutrição. Entre os serviços disponíveis na unidade estão, ainda, ultrassonografia, Raio-x, eletrocardiograma, Laboratório de Análises Clínicas, curativo, imunização e pequenas cirurgias ambulatoriais de pele (como biópsia e criocauterização). A Policlínica dispõe também de serviço social, serviços de Enfermagem e farmácia básica.

Funcionam na unidade vários programas de saúde da rede municipal, como o Hiperdia (que atende pacientes de hipertensão e diabetes) e o de Controle de Tabagismo, com o funcionamento de um dos oito Ambulatórios para Tratamento de Fumantes da Semsa.

“Casinhas” – O secretário Francisco Deodato ressaltou que, além de já ter alcançado as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínicas e Unidades Básicas de Saúde Pronto-Atendimento (UBS/PA), o programa de Reestruturação da Rede Pública Municipal de Saúde entra, agora numa fase, muito importante, que é o da substituição das atuais Unidades Básicas de Saúde da Família – as chamadas “Casinhas de Saúde” – por unidades maiores e em condições de oferecer mais serviços à população. “Neste momento já estamos com 15 UBSF em obras e, até o final deste mês de novembro, pretendemos elevar este número para 30 unidades”, afirmou Deodato.

Reportagem – Terezinha Torres