29/12/17 | 10:17
População terá assistência à saúde no Réveillon

A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), em atenção às ações de Vigilância e Assistência à Saúde destinada aos eventos de massa, disponibilizará equipes de profissionais para atendimento pré-hospitalar e de urgência nos três eventos de Réveillon Manaus 2018: Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra (Oeste), orla do Amarelinho (Sul) e Shopping Popular Phelippe Daou – T4 (Leste). As ações estão integradas ao trabalho com órgãos da administração pública do município e estado e estima-se a participação de mais de 250 mil pessoas nos três locais das festas de fim de ano em Manaus.

A Semsa disponibilizará à população os serviços de Vigilância Sanitária, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU -192), Vigilância Epidemiológica e Educação em Saúde e de Assistência em Saúde.

A Vigilância Sanitária atuará com 14 fiscais de saúde e deverá realizar o trabalho de orientação e fiscalização nos serviços e produtos alimentícios, visto que nos dias de realização de grandes eventos, cresce o número de quiosques e ambulantes na venda e oferta de alimentos à população.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência disponibilizará no Complexo Turístico Ponta Negra, atendimento e remoção pré-hospitalar, contando com 1 Unidade de Suporte Avançado (USA) e 2 Ambulâncias de Unidade de Suporte Básico (USB). Os serviços de urgência aos demais locais de eventos na cidade serão realizados mediante acionamento do Disk Samu192.

A Assistência em Saúde disponibilizará o atendimento durante o período de realização do evento (18h às 6h) pela equipe de saúde no Pronto Atendimento da Ponta Negra, que dispõe de uma estrutura de urgência com infraestrutura e medicamentos para acolhimento com avaliação de risco; observação mediante avaliação médica; procedimentos básicos; estabilização e suporte básico de vida. A equipe de saúde do PA Ponta Negra contará com 1 médico; 2 enfermeiros, e 4 técnicos de enfermagem com suporte técnico da equipe da USA.

O atendimento hospitalar obedece aos critérios de acesso e segurança, assim como à recomendação da referência, ou seja, compartilha as atividades de assistência com as Unidades de Saúde de acordo com as zonas: Oeste: SPA Joventina Dias, SPA do São Raimundo, SPA da Alvorada, SPA da Redenção, HPS Delphina Aziz e HPS 28 de Agosto. Referência Infantil: PSC Zona Oeste. Leste: HPS Platão Araújo, SPA Danilo Correa, SPA da Galiléia e HPS Delphina Aziz. Referência Infantil: PSC Joãozinho. Sul: SPA da Zona Sul, SPA São Raimundo, SPA Coroado, HPS 28 de Agosto. Referência Infantil: PSC da Zona Sul. Referência Neurológica: HPS João Lúcio.

Educação e prevenção

As equipes de saúde estão organizadas para atuar nos três eventos na cidade de Manaus com a oferta de preservativos masculinos e femininos e orientações sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis ISTs/HIV/AIDS. Em especial, no Complexo Ponta Negra, será montado a barraca inflável do Programa Municipal de Controle das ISTs, Aids e HV e nos demais pontos com a atuação de equipes volantes.

Por sua vez, a Vigilância Epidemiológica realizará, pós eventos, o monitoramento dos riscos associados a eventos de massa, relativos às doenças infecciosas transmitidas por alimentos.

Ações integradas

O Gabinete de Gestão Integrado (GGIM/Manaus) juntamente com Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-AM) estarão atuando de maneira integrada entre estado e município por meio das Secretarias de Segurança Pública, Saúde, Trânsito, Defesa Civil, Assistência Social, Justiça e Direitos Humanos, Conselho Tutelar, Limpeza Pública, Transporte Urbano, Guarda Metropolitano e Manauscult, órgão coordenador do evento, para o planejamento e coordenação das ações de prevenção de riscos e segurança dos eventos de massa.

Texto: Divulgação / Semsa