26/08/10 | 10:07
Prefeitura lança, no sábado, Política Municipal de Saúde do Homem

A Prefeitura de Manaus promove, neste sábado (28), uma mobilização popular que marcará a implantação da Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem. O evento acontece no Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus, às 9h, e deve reunir cerca de mil pessoas. A programação reserva ao público masculino atividades esportivas, culturais e cuidados com saúde, com a oferta de serviços de aferição de pressão, hipertensão, diabetes e orientação nutricional.

Como parte do processo de implantação da nova política, a Prefeitura também encerrou, na quarta-feira (25), o Seminário de Sensibilização dos Profissionais da Saúde para a Política Municipal de Saúde do Homem, que teve início na segunda-feira (23). De acordo com o secretário municipal de saúde, Francisco Deodato, o encontro orientou as equipes técnicas sobre as diretrizes e estratégias do conjunto de ações públicas a serem implementadas a partir de agora, com o objetivo de ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.

No encontro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apresentou aos participantes a proposta do protocolo único de atendimento ambulatorial, voltado para o paciente do sexo masculino, que será utilizado pelos profissionais nas unidades do município, a partir do próximo mês. O formulário unifica os procedimentos clínicos e laboratoriais a serem seguidos pelos médicos e técnicos da rede, explica o secretário. Após três meses de experiência com a aplicação do protocolo nas unidades, o documento terá uma versão final, após receber os ajustes necessários da equipe técnica.

Ações - Francisco Deodato explica que a Política de Saúde do Homem será executada, em Manaus, por meio do Plano Municipal de Saúde do Homem, aprovado no dia 19 de agosto, pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). O objetivo do Plano, diz ele, é implantar a política, na atenção básica, de modo a contribuir com a melhoria da qualidade e esperança de vida da população masculina, bem como reduzir os agravos mais freqüentes. O Plano também estabelece a meta de ampliar em 20% o número de atendimentos da população masculina, com idade entre 20 e 59 anos, nos próximos 12 meses.

Outra ação prevista no documento é a ampliação do horário de atendimento ambulatorial na rede, para o período noturno, a fim de atender as necessidades do paciente do sexo masculino, que trabalha em horário comercial. De acordo com Francisco Deodato, embora a capacidade instalada, da rede municipal de saúde, seja suficiente para a demanda da capital, a Semsa ampliará o horário de consultas. “A Unidade de Saúde Alfredo Campos atenderá, até às 22h, entre segunda-feira e sexta-feira, e das 7h às 19h aos sábados”, anuncia o secretário. A unidade, localizada na Rua André Araújo, s/n, Zumbi II, zona Leste de Manaus, está em fase final de reforma.

Francisco Deodato observa, ainda, que as unidades da Semsa atendem por mês, em média, 17 mil pacientes do sexo masculino, na faixa etária entre 20 a 59 anos. Por ano, esse número é de aproximadamente 212 mil pacientes. Manaus possui uma população masculina na faixa etária de 20 a 79 anos, composta de 484.771 pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Programação - O evento que a Prefeitura realizará no CSU, neste sábado (28), será coordenado pela Semsa e realizado em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e as secretarias municipais de Ação Social e Direitos Humanos; e de Esporte e Lazer (Semasdh e Semel). Voltada para atrair a atenção do público masculino, a programação prevê diversas atividades esportivas, culturais e de cuidados com a saúde. As atividades esportivas serão destinadas a servidores públicos do município, com a organização de torneios de futebol, vôlei, dominó e tênis de mesa.

A Semsa também realizará exposição das atividades realizadas pelos setores de atendimento e programas da atenção básica nas áreas de saúde da mulher, saúde do idoso, saúde da criança e adolescente, entre outros. A equipe das ações contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids) ainda fará a distribuição de preservativos aos participantes do evento.

7h30 – Aeróbica (Público Presente)

8h –Torneios Esportivos: Futsal, Vôlei, Dominó e Tênis de Mesa.

8h – Cuidados com a saúde: aferição de pressão, diabetes, hipertensão e orientação nutricional.

9h – Lançamento da Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (Secretário Municipal de Saúde, Francisco Deodato).

10h – Show Cultural

12h – Encerramento/Entrega de prêmios aos vencedores dos torneios.

Reportagem – Adyam Litaiff.