23/05/12 | 8:52
Prefeitura leva “Carretas da Mulher” às Zonas Norte, Oeste e Leste

Os bairros Lírio do Vale II, na zona Oeste e Armando Mendes, na zona Leste e a comunidade Riacho Doce, na Cidade Nova, zona Norte recebem, a partir desta quarta-feira (23), os serviços das Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, as “Carretas da Mulher” – como são mais conhecidas as unidades móveis que oferecem os exames de mamografia, ultrassonografia e coleta de exame preventivo do câncer de colo do útero – devem permanecer por, aproximadamente, 15 dias úteis nestas áreas.

Cada um dos três bairros receberá duas “Carretas da Mulher”. No Lírio do Vale II, as unidades móveis ficarão posicionadas na rua Central (ao lado do ginásio de esportes). No Armando Mendes, as duas “carretas” estarão atendendo na rua “J”, ao lado do Centro de Convivência do Idoso. Na comunidade Riacho Doce, as unidades atenderão ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa Rita de Cássia, que fica na Av. Santos Dias, s/nº.

Deodato destaca que para fazer os exames de mamografia e ultrassonografia nas “Carretas da Mulher”, é necessário o encaminhamento médico, que está sendo realizado pela rede de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e Policlínicas dos respectivos bairros onde as unidades móveis estarão posicionadas. No caso do preventivo de câncer de colo do útero, o encaminhamento ao exame é feito pelas equipes de atendimento nas próprias “Carretas”.

Na semana passada, as “Carretas da Mulher” encerraram o período de atendimento nos bairros da Paz, Colônia Antonio Aleixo e Santa Etelvina. Desde que começaram a funcionar, em agosto do ano passado, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher já realizaram mais de 32 mil atendimentos, entre mamografias, ultrassonografias e preventivos.