06/07/18 | 7:47
Prefeitura promove ação de combate ao sarampo na zona Norte

Dando continuidade às ações de intensificação vacinal contra sarampo direcionada para estudantes, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu nesta quinta-feira, 5/7, a oferta da vacina tríplice viral no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Irmã Evelina Trindade, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, que atende 327 crianças de 4 e 5 anos de idade.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que Manaus conta com 185 salas de vacinação, onde é realizado o trabalho prioritário de combate ao sarampo com a oferta da vacina para a faixa etária de seis meses a 49 anos, mas que a Semsa vem executando uma série de atividades extramuros para atingir um maior número de pessoas.

“É uma estratégia utilizada para envolver grupos considerados de maior risco para o desenvolvimento de complicações pelo sarampo. Também permite reforçar junto à população a importância da prevenção contra a doença, que pode evoluir de forma grave e ocasionar o óbito do paciente”, alerta Magaldi.

A ação no Cmei Irmã Evelina Trindade foi coordenada pela equipe de profissionais do Distrito de Saúde Norte (Disa Norte). De acordo com o enfermeiro Luciano da Silva Pereira, o objetivo foi realizar a avaliação da situação vacinal de 100% dos estudantes do Cmei e orientar a comunidade sobre a gravidade da epidemia de sarampo no município de Manaus e a importância da vacina para quebrar a cadeia de transmissão da doença.

“Aproveitamos sempre para envolver pais, professores, gestores e comunidade em geral e, assim, aumentar a conscientização de todos sobre o tema. Mesmo porque não adianta apenas ter o poder público e os profissionais de saúde redobrando os esforços para combater a doença, a população também precisa tomar a iniciativa e procurar uma Unidade de Saúde para se imunizar”, orientou Luciano.

Uma das participantes da ação foi Claudiane Tavares, de 27 anos, que aproveitou para levar os três filhos, de dez meses, de 5 e de 7 anos, para avaliação do cartão de vacina, mas nenhum deles precisou ser imunizado. “A minha vizinha tem uma filha estudando aqui no Cmei e informou sobre a ação, então achei importante verificar a necessidade da vacina para meus filhos”, explicou Claudiane.

Pai de uma das alunas do Cmei, Joedson Silva de Jesus, de 20 anos, levou a filha de 4 anos e o filho de oito meses para participar da ação. “Avaliaram o cartão da minha filha e foi verificado que o esquema vacinal já estava completo, mas meu filho precisou tomar a primeira dose da vacina. E eu e minha esposa, que tem 19 anos, também fomos vacinados. Como Manaus está tendo muitos casos de sarampo e até com óbito de criança, achei importante garantir a prevenção da família”, afirmou Joedson.

Casos

O 17º Informativo Epidemiológico de Monitoramento dos Casos de Sarampo, divulgado na última terça-feira, 3/7, aponta que Manaus registra 2.231 casos notificados da doença. Desse total, 271 foram confirmados, 119 foram descartados e 1.841 continuam em investigação.

A zona Norte de Manaus apresenta o maior registro de casos com 37,5% das notificações, seguida das zonas Leste (31,4%), Sul (16,0%), Oeste (14,3%) e Rural (0,9%).

Texto: Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos: José Nildo/Semsa