Controle das DSTs e Aids

 

O Núcleo de Controle das DSTs, AIDS e Hepatites Virais é parte integrante do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).  

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são transmitidas principalmente pelo contato sexual com pessoa infectada, sem o uso do preservativo. No caso da Aids, existem outras maneiras de contágio, como contato direto com sangue contaminado (seringas, agulhas e transfusões sanguíneas) e da mãe infectada com o vírus HIV para o filho, através da gravidez, do parto e do aleitamento materno.  

Prevenção

O uso correto do preservativo, o acompanhamento pré-natal e a realização de palestras para estudantes, profissionais do sexo e demais categorias são importantes ações desenvolvidas na área de prevenção pelo CM-DST/AIDS.

A promoção de campanhas educativas para as diversas categorias da população, o incentivo à realização do pré-natal e às práticas de sexo mais seguro, como o uso do preservativo nas relações sexuais, são importantes ações desenvolvidas pelo Núcleo de Controle das DSTs, AIDS e Hepatites Virais que é parte integrante da Coordenadoria de Atenção à Saúde.

Responsável: Adriana Raquel Nunes de Souza

Contato: 3228-5934 / 98842-8243

Clique aqui para ver a RELAÇÃO DE TELEFONES E ENDEREÇOS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – SAE

Clique aqui para ver a LISTA DE UNIDADES BÁSICAS QUE REALIZAM TESTES RÁPIDOS PARA DETECÇÃO DO VÍRUS HIV, SÍFILIS, HEPATITES B e C

Manuais e protocolos:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
 Clique aqui para conhecer os Eventos e Campanhas realizados pela Semsa para prevenção das DSTs e Aids