Atenção Psicossocial

Atualmente, na rede municipal, os transtornos mentais graves e moderados, bem como os transtornos oriundos do uso abusivo de álcool e outras drogas são tratados em três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Um deles, o CAPS III Benjamim Matias Fernandes está localizado na Avenida Maneca Marques, 1916 – Parque 10, zona sul, e recebe casos identificados em adultos com história de internação psiquiátrica, psicoses, esquizofrenia e outros sofrimentos psíquicos graves e crônicos, como depressão grave, ansiedade crônica, transtorno bipolar e de humor.

O segundo, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), funciona no Conjunto Acariquara, no Coroado, zona Leste, e atende crianças e adolescentes com autismo, esquizofrenia, depressão, déficit de atenção, hiperatividade e problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.

O terceiro, o Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas Dr. Afrânio Soares (CAPS ad III), funciona na Av. Efigênio Sales, 5, conjunto Jardim Espanha – Aleixo, zona sul, e atende adultos com transtornos e problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.

O atendimento é feito por meio de demanda espontânea ou de encaminhamento pela rede ampliada de assistência, incluindo os serviços de saúde, de serviço social ou de justiça. O quadro de profissionais inclui médico, assistente social, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, enfermeiro, educador físico e farmacêutico. Uma vez acolhido, o usuário passará pela triagem com a equipe multiprofissional (anamnese). O atendimento pode ser individual ou em grupos, com oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, acompanhamento das famílias e atividades comunitárias. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

Responsável: Efthimia Simões Haidos

Informações: 98842-6042 / 98842-6610

Clique aqui para maiores informações sobre o atendimento em Saúde Mental no Amazonas.