PROGRAMA MAIS SAÚDE MANAUS

O Programa Mais Saúde Manaus (PROMAIS), constitui num dos eixos estruturantes para a viabilização da educação permanente em saúde, a ser coordenado pela Escola de Saúde Pública de Manaus/ESAP.

Esse Programa visa incentivar mudanças no processo de formação, produção e disseminação do conhecimento, com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS), assim como, produzir cuidado e ampliar o acesso dos usuários às ações e serviços na APS, no município de Manaus.

As atividades educacionais no âmbito desse Programa apresentam conteúdos teóricos e práticos, sendo que o seu principal diferencial refere-se à imersão de profissionais nos serviços, propiciando o aprendizado baseado em vivências práticas.

Acredita-se que a implementação das suas diretrizes balizará a qualificação de trabalhadores da saúde, desenvolvimento de pesquisas aplicadas à APS e a aproximação destes com a realidade local do SUS.

Objetivo Geral

Contribuir com a formação e qualificação profissional, com ênfase na atenção primária à saúde, visando à integração ensino-serviço-comunidade, a partir das necessidades sociais e do SUS em Manaus.

Objetivos Específicos

Reorientar o processo de formação dos profissionais da saúde, de modo a oferecer à sociedade, profissionais habilitados para responder às necessidades de saúde da população e à operacionalização do SUS;

Contribuir para diminuição da carência de profissionais nas regiões prioritárias para o SUS;

Fortalecer a prestação de serviços e produção do cuidado na atenção primária à saúde;

Ampliar a inserção de profissionais em formação nas Unidades de Saúde, desenvolvendo conhecimento sobre a realidade local da saúde da população;

Fortalecer a implementação da política de educação permanente com a integração ensino-serviço-comunidade;

Estimular a realização de pesquisas aplicadas ao SUS, com ênfase na atenção primária à saúde.

Público alvo

Profissionais de saúde no âmbito da atenção e gestão do SUS, com e sem vínculo com a Secretaria, escolaridade comprovada e reconhecida pelo MEC, de acordo com a categoria profissional e as exigências de cada projeto temático, selecionados por meio de Edital.

Estratégias Educacionais

Programas de Residências Médica, Uniprofissional e Multiprofissional em saúde;

Pós-graduações lato sensu;

Cursos de Extensão e Aperfeiçoamentos.

Duração das Estratégias Educacionais

Os participantes do Programa serão inseridos em projetos temáticos com duração máxima de até 2 (dois) anos, improrrogáveis, na condição de bolsistas, sem vínculo empregatício de qualquer natureza.