06/06/18 | 10:09
Sala de Situação divulga novo boletim epidemiológico de casos de sarampo

Única forma de prevenção ao sarampo, a vacina contra a doença está disponível em 183 salas de imunização, da rede municipal de saúde. A prorrogação até o dia 15 de junho das ações da campanha municipal contra a doença, foi um dos destaques, nesta terça-feira, 5/6, durante a divulgação do 13º Informativo Epidemiológico de Monitoramento do Sarampo, pela Sala de Situação de Vigilância em Saúde dos casos de sarampo. A reunião contou com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado.

05.06.18 13º Informativo Epidemiológico aponta 67 novos casos notificados de sarampo.
Fotos: Divulgação.

O Informativo é divulgado toda terça-feira com o objetivo de disponibilizar informações sobre o cenário epidemiológico dos casos de sarampo em Manaus, tanto para os profissionais de saúde quanto a população em geral. Os dados dão conta de que o município de Manaus registra 842 casos notificados da doença. O número representa 67 casos a mais em relação ao divulgado no 12º Informe, do dia 29 de maio. Do total de notificações, 142 foram confirmados, 72 descartados e 628 continuam em investigação aguardando o resultado laboratorial.

Conforme a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira Martins, o 13º Informativo, ainda aponta como a faixa etária mais atingida pela doença crianças de até cinco anos, com 57,7% dos casos confirmados e 49,1% dos casos notificados. A segunda faixa etária mais atingida é a de 10 a 29 anos, com 33,9% dos casos notificados e 28,2% dos casos confirmados.

“Os dados mostram que Manaus registra um aumento do número de casos de sarampo entre adolescentes e adultos jovens de até 29 anos de idade. A recomendação é que a população procure uma Unidade de Saúde para atualizar o cartão de vacina”, alerta Marinélia Martins, lembrando que a vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo e que o serviço está disponível em 183 salas de vacina da rede municipal de saúde.

Também de acordo com o novo informativo, a zona Norte de Manaus continua com o maior número de notificações com 34,8% dos casos, seguida das zonas Leste (28,4%), Sul (21,9%), Oeste (14,0%) e Rural (1,0%).

Campanha

A Semsa prorrogou até o dia 15 de junho as ações da Campanha Municipal contra o Sarampo, iniciada no dia 14 de abril. Tendo como público alvo crianças na faixa etária de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, considerado o grupo de maior vulnerabilidade para desenvolver complicações pela doença, a campanha já imunizou 145.715 crianças, o que representa 76,06% da meta.

Além do público-alvo da campanha, a vacina de rotina contra o sarampo, disponível nas Unidades de Saúde, é indicada para pessoas de até 49 anos de idade.

 

Texto: Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos: Divulgação/ Semsa

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHsmmT1i4P