17/05/17 | 9:50
Semsa busca voluntários para pesquisa sobre HPV

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ainda está com vagas abertas para voluntários da pesquisa nacional sobre a “Prevalência do Papilomavírus (HPV)”. Resultado de uma parceria público-privada, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), o estudo está sendo aplicado em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 27 capitais brasileiras, incluindo o Distrito Federal. O público alvo são jovens com idade entre 16 e 25 anos, de ambos os sexos.

Em Manaus, a pesquisa está acontecendo nas UBSs do Morro da Liberdade, zona Sul; Bairro da Paz, zona Oeste; Avelino Pereira, zona Leste; Armando Mendes, zona Norte; e Pau Rosa, zona Rural.

“As pessoas interessadas em participar da pesquisa podem procurar o setor de enfermagem de uma das cinco UBS. Os voluntários terão que responder um questionário sobre suas características pessoais e seu estado de saúde, sendo que todos os dados serão mantidos em absoluto sigilo. Também é feita a coleta e análise de material cervical, peniano e bucal”, informa o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, destacando que a participação de voluntários é de grande importância porque os resultados da pesquisa irão nortear as políticas públicas de combate ao HPV.

A chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da Semsa e coordenadora local da pesquisa, enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, ressalta que o processo para a coleta de material é simples e rápido. “A enfermeira da UBS realiza coleta de material cervical, peniano e bucal dos voluntários durante a consulta de rotina. A partir dos resultados obtidos, a pesquisa pretende determinar qual a proporção de jovens no Brasil com o HPV, vírus que pode causar diferentes tipos de câncer, como do colo do útero, de pênis e bucal.

Para participar da pesquisa na Unidade de Saúde, além da faixa etária de 16 a 25 anos, os voluntários precisam ter vida sexual ativa. Mulheres grávidas não podem participar da pesquisa.

Em todo o país, 7.935 pessoas devem participar como voluntários do trabalho. A meta para Manaus é obter amostras de 227 pessoas. Os interessados em obter mais informações podem entrar em contato pelo e-mail rita.castro@pmm.am.gov.br .

Reportagem: Eurivânia Galúcio

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315