03/11/10 | 10:09
Senad abre 65 mil vagas para cursos de Enfrentamento ao Crack

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) abriu 65 mil vagas para cursos de capacitação previstos no Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas.  Os cursos são gratuitos, têm duração de três meses e são ministrados na modalidade Educação a Distância (EaD). De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, ao final do curso, os participantes recebem um certificado de Extensão Universitária, emitido pela Instituição de Ensino Superior responsável pela capacitação.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Equipe Técnica de Ações em Saúde Mental, está divulgando em todos os Distritos de Saúde (Disas) e incentivando a participação de servidores nesses cursos oferecidos pela Senad. “Estamos em fase de estruturação da Rede de Saúde Mental, Álcool e Drogas. Em breve estaremos implantando, na zona Leste da cidade, um Centro de Atenção Psicossocial do tipo AD, voltado para pacientes com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas e é muito importante podermos contar com pessoas capacitadas e com os conhecimentos atualizados para lidar com esse público”, diz Francisco Deodato.

Os inscritos nos cursos da Senad recebem todo o material didático e passam a ter acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, com acompanhamento de tutores que também poderão ser acessados por um telefone 0800.

No total, as 65 mil vagas (disponíveis para todo o país) estão distribuídas por cinco cursos: Supera (5 mil vagas); Fé na Prevenção (5 mil vagas); Curso de Conselheiros (15 mil vagas); Curso Atividade Judiciária (15 mil vagas); Curso para Educadores (25 mil vagas).

O Supera (Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substância Psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção Social e Acompanhamento) é voltado para profissionais da área de saúde e assistência social. Seu conteúdo contempla a correta identificação dos usuários de álcool, crack e outras drogas, com o fornecimento de princípios e técnicas atualizados cientificamente dos diferentes modelos de tratamento, intervenção e encaminhamento, conforme as orientações e diretrizes da Política Nacional sobre Drogas (PNAD) e da Política Nacional sobre o Álcool (PNA).

A responsável pela Equipe Técnica de Ações em Saúde Mental da Semsa, Elivandra Mendes, frisa que este curso é executado pela Senad em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), referência nacional na capacitação de profissionais na área de dependência química. “De acordo com a Senad, as três edições anteriores do Supera permitiram a capacitação de 15 mil profissionais da rede de saúde e das unidades de referência, para o tratamento de usuários de álcool e outras drogas em todo o País”, observou. O curso tem duração de 120 horas e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.supera.senad.gov.br.

Confira a Lista dos outros cursos:

Fé na Prevenção

Inscrições: www.fenaprevencao.senad.gov.br

Público-alvo: lideranças religiosas

Prevenção ao Uso Indevido de Drogas

Inscrições: www.conselheiros.senad.gov.br

Público-alvo: Conselheiros Municipais (de Segurança, sobre Drogas, Tutelares, de Direitos da Criança e do Adolescente, de Educação, da Saúde, de Assistência Social, membros de Conselhos Escolares, da Juventude, do Idoso e do Trabalho), Conselho de Segurança Comunitária e Líderes Comunitários.

Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas

Inscrições: www.cursoeducadores.senad.gov.br

Curso de Extensão Universitária: Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas

Inscrição: www.operadoresdodireito.senad.gov.br