06/08/18 | 17:23
Trabalho contra o sarampo em Manaus será destaque em TV internacional Al-Jazeera

O processo de vacinação, implantado pela Prefeitura de Manaus contra o sarampo na capital, chamou a atenção da TV Al-Jazeera, que tem sede no Catar, Oriente Médio. Uma equipe de correspondentes internacionais, formada por produtor, repórter e repórter cinematográfico, esteve em Manaus nesta segunda-feira, 6/8, para produzir uma reportagem destacando as ações do município para eliminar a doença, como a varredura vacinal em casas e escolas.

Para a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) Marinélia Ferreira, a percepção da imprensa internacional demonstra o quanto o trabalho tem alinhamento correto.

“Os números também demonstram que o processo vacinal operacionalizado em todas as zonas geográficas da cidade possibilitou que mais de 90% da meta fosse atingida”, ressaltou Marinélia.

O trabalho desenvolvido em Manaus para conter o avanço da doença chamou a atenção da emissora internacional de TV, que tem correspondentes na América do Sul. Os profissionais de televisão estiveram na Escola Municipal República do México, na rua Sargento Sombra, Flores, zona Centro-Sul, onde registraram a vacinação em estudantes que estão dentro da cobertura vacinal contra ao sarampo.

Segundo o repórter Daniel Schweimler, a matéria vai mostrar o quanto o trabalho realizado em Manaus é difícil, porém com resultados positivos. Ele explicou que esta é a segunda vez que vem ao Amazonas e que sai daqui, sempre, com boas histórias para contar. “Nós vamos mostrar o trabalho de vacinação realizado em São Paulo, mas vamos dar ênfase ao processo implantando aqui”, confirmou Daniel.

A equipe da TV Al-Jazeera ainda esteve na Policlínica Castelo Branco, no Parque 10 de Novembro, para mostrar a vacinação em crianças, jovens e adultos. O telejornal que vai exibir a matéria é reproduzido em 180 países, em idioma inglês.

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior/Semsa

Fotos: José Nildo/Semsa