06/07/18 | 7:54
Unidade de Saúde Fluvial faz sua primeira viagem para atender os ribeirinhos

????????????????????????????????????

Com duas equipes de Estratégia Saúde da Família, a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), Dr. Antônio Levino, iniciou nesta quarta-feira 4/7, à noite, sua primeira missão. A unidade fluvial vai percorrer a calha do rio Amazonas e atender ao menos 30 comunidades ribeirinhas, levando todos os serviços oferecidos pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o atendimento básico de consultas médicas, exames, farmácia, vacinação e atendimento odontológico.

A primeira missão vai durar dez dias, atendendo ao pedido do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e do secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, alinhando o período de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Durante esses dez dias, a UBSF Dr. Antônia Levino, vai fazer seis paradas em bases de referência da Semsa no rio Amazonas, nas comunidades de Aruaú, Caramuri, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Nossa Senhora do Carmo, Bom Sucesso do Tabocal e Guajará.

Segundo o gerente do Distrito Rural de Saúde, Raimar Aguiar, as unidades fluviais vão atender em uma extensão de 150 quilômetros, a partir de Manaus para o rio Amazonas, iniciada pela UBSF Dr. Antônio Levino, e 150 quilômetros para o rio Negro, que serão feitos pela UBSF Dr. Ney Lacerda, prevista para iniciar a missão no próximo dia 23. A partir do mês de agosto, as duas unidades permanecerão 20 dias nas comunidades, triplicando a oferta de serviços de saúde para a população ribeirinha.

Embarcadas na primeira missão está uma equipe de 22 pessoas, entre médicos, enfermeiro, técnicos de enfermagem e laboratório, dentista e farmacêutico que compõem o corpo técnico e sete pessoas da tripulação. As duas Unidades Básicas de Saúde Fluviais deverão atender a 16 mil pessoas que vivem em comunidades ribeirinhas que estão na área de abrangência de atendimento da Prefeitura de Manaus.

“É com muita satisfação que acompanho o início da primeira missão da UBSF Antônio Levino. É um momento histórico. A unidade sai preparada com equipamentos de ponta para realizar os atendimentos com eficiência, levando saúde à população ribeirinha de Manaus. Com essa primeira viagem, vem também a ansiedade. São muitos os detalhes que precisam ser acompanhados. É essencial ouvir a equipe que está embarcada, para que possamos melhorar cada vez mais a própria condição de trabalho e o atendimento prestado”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a respeito da expectativa em relação a nova fase de atendimentos a às comunidades ribeirinhas.

As duas unidades custaram, aproximadamente, R$ 5 milhões – R$ 2,5 milhões, cada – e foram financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 80% e pela Prefeitura de Manaus em 20%.

Texto: Ronaldo Pessoa/Semsa
Fotos: José Nildo/Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315 / 98842-8370 / 98842-6059