09/04/10 | 7:59
Vacina Antitetânica e Anti-rábica Humana estão disponíveis, nos fins de semana, em unidades da Semsa

Quatro unidades de saúde da rede municipal funcionam como referência, nos fins de semana e feriados, para atender as pessoas que precisem tomar as vacinas Antitetânica (dT) e Anti-rábica Humana. Durante a semana, essas vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínicas e UBS de Pronto Atendimento (UBS/PA), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Aos sábados, domingos e feriados elas podem ser encontradas nas UBS/PA Balbina Mestrinho, Gebes Medeiros e Ponta Negra, e na UBS José Rayol dos Santos.

Essa distribuição, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, permite que cada um dos quatro Distritos de Saúde da capital tenha sua unidade de referência para esse atendimento de urgência.

A gerente do Departamento de Atenção Básica da Semsa, Zuldimarina Soares, explica que essas vacinas podem ser prescritas pelo médico, para vítimas de alguns tipos de acidentes, como furadas de prego, ou para pessoas que foram mordidas por cães e gatos não vacinados ou, ainda, por morcegos. “Elas devem ser tomadas o mais rápido possível, para proteger o paciente do tétano e da raiva. Por isso, a rede municipal tem que manter a Antitetânica e a Anti-rábica permanentemente disponíveis”, afirma.

Nas UBS/PA Balbina Mestrinho, Gebes Medeiros e Ponta Negra, o atendimento é 24 horas. Apenas na UBS José Rayol dos Santos o funcionamento, durante os sábados, domingos e feriados, é das 8h às 13h.

Zuldimarina Soares salienta que, para receber qualquer uma das duas vacinas, a pessoa precisa apresentar encaminhamento médico e documento de identificação. “O médico é quem pode avaliar se há necessidade da vacina. No caso da Anti-rábica Humana, por exemplo, é recomendada em casos de mordidas profundas, próximas à cabeça e quando o animal não estava com a vacinação dele em dia”, explica.

Durante a semana, as salas de vacinação da rede municipal funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, em 32 unidades de Saúde. Nesses locais, é possível encontrar todas as vacinas exigidas no cartão de vacinação, entre elas BCG, Anti-Amarílica (contra Febre Amarela), Anti-rábica, entre outras. Nos casos de vacinação de rotina – fora dos casos de emergência decorrentes de acidente –, não é necessário levar encaminhamento médico.

Confira endereços dos postos de vacinação da rede municipal com funcionamento nos fins de semana e feriados para a vacina Anti-rábica Humana e Antitetânica

UBS José Rayol dos Santos

Rua Constantino Nery, S/N, Flores

Funcionamento das 8h às 13h

USBS/PA Balbina Mestrinho

Rua 17, Núcleo II,170, Cidade Nova I

UBS/PA Ponta Negra

Balneário da Ponta Negra s/n, Ponta Negra

UBS/PA Gebes Medeiros Filho

Rua dos Pirarucus, 100, Jorge Teixeira

Funcionamento 24 horas

Reportagem – Lídia Ferreira.