14/06/18 | 14:19
Vacinação contra sarampo e influenza tem reforço em ação na Minivila do Coroado

O esforço da Prefeitura de Manaus em prevenir a população contra a gripe e o sarampo ganhou reforço nesta quarta-feira, 13/6, ao colocar um ponto de vacinação para atender as mais de 2 mil pessoas que frequentam diariamente a Minivila Olímpica do Coroado, na zona Leste da cidade.

Manaus – 13/06/2018
Vacinação contra Influenza e Sarampo
Foto.Altemar Alcantara/Semcom

Com o intuito de reduzir complicações, internações e a mortalidade decorrente de infecções causadas pela influenza e o sarampo, a ação foi realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e de Saúde (Semsa) – que disponibilizou a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ivone Lima, para atuar na ação, além de orientações para se prevenir contra os vírus.

“Essa ação de vacinação tem a finalidade de reduzir as complicações causadas por esses vírus. A Prefeitura de Manaus está disponibilizando essas vacinas para a população e em parceria entre a Semjel e a Semsa resolvemos trazer esse ponto aqui para a Minivila do Coroado por ter um grande fluxo de pessoas por dia e atender os servidores e freqüentadores do espaço”, ressaltou o secretário da Semjel João Carlos.

Receberam as vacinas os grupos prioritários, como crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde do serviço público e privado, indígenas.

Também inclusos nos grupos prioritários, os professores da rede pública e privada de ensino, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócio-educativas.

Oportunidade

A empresária Andreza Carvalho, 33, aproveitou a proximidade da Minivila de sua casa e trouxe os três filhos, Álvaro, 11, Salomão, 3, e Valentina Carvalho, 2, para serem vacinados contra a gripe e sarampo. “Essa vacina é de grande importância, cada vez mais casos de doenças estão aumentando e a gente tem a preocupação de proteger os nossos filhos. Aproveitei que moro aqui perto e trouxe eles para ficarem prevenidos”, contou.

Os servidores municipais também aproveitaram a oportunidade para se vacinar, como é o caso do engenheiro da Semjel, João Holanda, 33, de acordo com ele a vacina o ajudará no trabalho, pois suas atividades diárias são desgastantes e precisam de disposição redobrada.

“Pra gente exercer a função de funcionário público a gente precisa estar bem de saúde. Eu que sou engenheiro e vivo dando encaminhamento nas obras, fiscalizando e gerenciando, a gente precisa estar com disposição. A gripe, em qualquer lugar aglomerado, a gente pega fácil. Já estando imunizado não, conseguimos trabalhar durante um ano sem se preocupar com a gripe”, afirmou Holanda.

Encerramento

A Semsa irá promover uma intensificação vacinal contra o sarampo e a gripe (influenza) no próximo sábado, 16, com diversos pontos para vacinação em toda as zonas da cidade.

As duas campanhas encerram na sexta-feira, 15, e 78,56% do público-alvo já receberam a dose do imunobiológico contra o sarampo. No caso da gripe, ideia é ampliar o índice de vacinação em Manaus, atualmente em 60,60%.

Fotos: Altemar Alcâmtara /Semcom

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHsmdtunG3