10/10/17 | 17:32
Visa Manaus participa de elaboração do plano de gestão da Anvisa

Informações sobre a vigilância sanitária no município de Manaus irão ajudar no processo de elaboração do plano de gerenciamento previsto no Projeto Qualificação da Gestão das Ações Estratégicas de Vigilância Sanitária (SNVS – IntegraVisa). O Plano vai reunir subsídios de vários Estados e municípios brasileiros, visando o aprimoramento das estratégias de planejamento e execução de ações de saúde neste campo específico.

As visitas para coleta de informações para o plano de gerenciamento tiveram como foco uma melhor apropriação de como são elaborados os instrumentos de gestão: planejamentos, programações, pactuações, monitoramento e a utilização dos recursos financeiros pelas vigilâncias sanitárias estaduais e municipais.

“Essas visitas começaram no início de agosto,  concluídas no último dia 4, e foram realizadas em dez estados que compõem o Projeto. Os trabalhos em cada Estado foram realizados com a participação de representantes da vigilância sanitária estadual e das vigilâncias sanitárias dos municípios envolvidos no Projeto. Os Estados participantes são representados por cinco municípios, totalizando desta forma, 50 municípios envolvidos no IntegraVisa”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Em Manaus, a visita para a coleta de informações que serão consolidadas com dados nacionais, foi feita nos dias 28 e 29 de setembro, pela equipe da Gerência Geral de Coordenação e Fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS – GGCOF/Anvisa), junto com os consultores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Haoc), em São Paulo.

As atividades finais do projeto ocorrem em dois encontros que serão realizados em Brasília, nos dias 26 e 27 deste mês e no dia 5/12, quando haverá o encerramento oficial do Projeto.

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior / Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315