13/04/18 | 16:22
Visa Manaus promove capacitação para fiscais da Região Norte

Manaus vai sediar o curso de “Apresentação dos requisitos para inspeção em estabelecimentos que executam atividades com produtos controlados”. A cidade receberá fiscais da Vigilância Sanitária da região Norte para o evento promovido pela Prefeitura de Manaus, por intermédio do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O curso será realizado na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), na avenida Constantino Nery, 4.397, bairro Chapada, nos dias 19 e 20 de abril.

O secretário de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a intenção é capacitar os profissionais para atualizar o processo de trabalho dos fiscais que atuam na inspeção sanitária de locais que comercializam medicamentos controlados e antimicrobianos (psicotrópicos, entorpecentes, anorexígenos, imunossupressores, antirretrovirais, anabolizantes, antibióticos e antimicrobianos dentre outros), em drogarias e farmácias das cidades.

“A Visa Manaus realiza o curso levando em consideração a necessidade de qualificar o trabalho dos fiscais farmacêuticos do município que realizam a inspeção em drogarias, particularmente no momento do licenciamento ou no atendimento de denúncias. É preciso aprimorar os processos de monitoramento desses estabelecimentos. Com a parceria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi possível expandir a participação no curso para técnicos de outras vigilâncias sanitárias, tanto dos municípios do interior do Amazonas quanto dos outros Estados da região Norte”, destaca Magaldi.

De acordo com a gerente de Vigilância de Serviços da Visa Manaus, farmacêutica Nádia Soares, o curso tem carga horária de 12 horas e será ministrado por técnicos da Gerência de Produtos Controlados da Anvisa.

“Entre os temas abordados está a capacitação das funcionalidades do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Produtos Controlados (SNGPC), que permite o monitoramento pela Vigilância Sanitária de todo o movimento de compra e venda de medicamentos sujeitos a controle especial e antibióticos. O sistema é utilizado em todas as drogarias regulares para que sejam inseridas informações sobre estoque, aquisições e dispensação de produtos controlados”, informa Nádia.

O curso deve reunir 60 participantes, sendo 11 fiscais farmacêuticos de Manaus. A Anvisa confirmou a participação de seis técnicos representantes de Estados da Região Norte.

“O curso teórico será ministrado por técnicos da Gerência de Produtos Controlados da Anvisa, com certificação pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI)”, finaliza Marcelo.

SERVIÇO:

Quando: 19 e 20 de abril