Atividades Acadêmicas

ATIVIDADES PRÁTICAS CURRICULARES

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA é um vasto e rico campo de conhecimento. Ter uma experiência prática neste contexto é fundamental para compreensão da importância e complexidade da Atenção Primária na cidade de Manaus, independente se o aluno seguirá ou não com o foco nessa especialidade.

O que são Atividades Práticas Curriculares?

As Atividades Práticas Curriculares correspondem à determinada carga horária de atividades em serviço, relacionadas a disciplinas do Projeto Pedagógico Curricular de Instituições de Ensino/Formadoras conveniadas com a SEMSA.

Qual setor na Semsa é responsável por essas atividades?

O Núcleo de Estágios e Ações Integradas – NUEST, localizado da Escola de Saúde Pública – ESAP

Quem pode fazer solicitações de campos de prática para essas atividades?

As solicitações para essas atividades devem ser formalizadas diretamente pelos coordenadores ou docentes da Instituição de Ensino, não sendo recebidas demandas espontâneas e individuais feitas pelos alunos.

Que tipos de Atividades Práticas são recebidas pela Semsa?

O NUEST compreende as Atividades Acadêmicas como sendo apresentadas nas seguintes modalidades

1 – Visita Técnica

Atividade de caráter exclusivamente observacional e pontual com o objetivo de conhecer instalações, equipamentos e métodos de trabalho, guiada pelo professor da disciplina e por profissional local designado. Deve ter carga horária e frequência compatíveis com a modalidade e que não caracterizem outras finalidades como pesquisa científica, aula prática ou elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso, com quantitativo de alunos que observe a capacidade instalada do local a ser visitado.

2 – Estágio Curricular Obrigatório e Aulas Práticas

Atividades práticas supervisionadas previstas no projeto pedagógico do curso, desenvolvidas no ambiente de trabalho conforme diretrizes curriculares da etapa e que visam ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e contextualização curricular.

As Aulas Práticas são equiparadas ao Estágio Curricular por suas similaridades didáticas – a inserção no exercício da função, observadas as competências que lhe são permitidas e definição de vínculo por meio do Termo de Compromisso de Estágio. É exigido que o aluno esteja amparado na execução das práticas de campo por meio da contratação de Seguro contra Acidentes de Trabalho, conforme legislação vigente. Não será aceita solicitação para estágio voluntário.

3 – Estágio Eletivo/Optativo.

Modalidade do Estágio, que deve estar expressamente prevista na Grade Curricular do curso do interessado, cuja ênfase é facultativa ao aluno e tem por objetivo proporcionar a vivência do aprendizado em ambientes considerados importantes para diversificação ou intensificação das experiências acadêmicas. A SEMSA recebe as solicitações para esta disciplina frequentemente de alunos de Instituições de outros estados, e até mesmo outros países, direcionadas à especificidade regional que são as Unidades Ribeirinhas e Fluviais devido ao seu potencial excepcionalmente rico e desafiador, valorizando a qualidade do trabalho assistencial local e a diversidade da cultura do Amazonas.

Outras atividades de interesse como Programas de Residência, Ligas Acadêmicas, voluntariado para obtenção de declaração de horas de atividades práticas complementares e demais atividades com fins educacionais serão analisadas individualmente de acordo com a especificidade e disponibilidade da SEMSA.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail esap.estagio@pmm.am.gov.br ou telefone 98842 -8383

Como fazer a solicitação dos campos para essas atividades?

Para orientações de como solicitar campo para realizar Atividades na SEMSA, acessar Solicitação de Atividades Práticas Curriculares