Educação Permanente em Saúde

PET-Saúde/Interprofissionalidade – SEMSA/ UFAM

A Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com instituições públicas de ensino superior desenvolvem desde 2004 ações do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde – PET Saúde com o objetivo de complementar a perspectiva convencional de educação centrada em uma grade curricular abstrata.

Trata-se de um grupo constituído por coordenador, tutor preceptores e estudantes que se caracteriza pela missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros, por meio de vivência, reflexões e discussões que oportuniza aos estudantes uma compreensão mais integral das relações de saúde. A ação interprofissional e a dedicação ao curso permitem desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, facilitar a compreensão das características e dinâmicas individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social.

Quem pode participar?

Podem participar do Programa, as Secretarias Municipais e/ou Estaduais de Saúde, em conjunto com instituições de ensino superior (IES), públicas ou privadas sem fins lucrativos. Os projetos devem envolver os cursos de graduação da área da saúde reconhecidos pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Quais são os cursos de graduação na saúde reconhecidos pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) e que estão aptos a participarem do edital.

Biomedicina; Ciências Biológicas – Bacharelado; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Psicologia; Saúde Coletiva; Serviço Social e Terapia Ocupacional.

A seleção dos candidatos é realizada por meio de edital público.