Notícias

Ações alusivas ao Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente acontecem nesta sexta-feira, 10/5

O Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), da Prefeitura de Manaus, em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, promove nesta sexta-feira, 10/5, programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o dia 18 de maio. O evento é aberto ao público e acontecerá das 8h30 às 12h, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na avenida Brasil, s/n, bairro Santo Antônio, zona Oeste.

 

O evento terá uma programação variada, com roda de conversa com esclarecimentos sobre o que é violência sexual e sobre formas de proteção às crianças e adolescentes, além da participação especial da presidente do Iacas (Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio), Amanda Ferreira, que trabalha em prol do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes na Amazônia e recebeu, em abril deste ano, troféu no Especial Inspiração do programa Caldeirão do Huck. Haverá, ainda, as atrações musicais Hemilly Lira e o grupo de fanfarra do maestro Wellington, além de sorteio de camisas e distribuição de lanches.

 

No último ano, o Savvis registrou um aumento de cerca de 4,5% no número de atendimentos. Foram 1.062 vítimas atendidas em 2018 comparadas a 1.016 no ano anterior. De janeiro de 2003 a dezembro de 2018, foram 8.522 atendimentos registrados, sendo que 90% desses casos aconteceram em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

 

“Ações como essa são importantes para estreitarmos o diálogo com a população sobre a questão da violência sexual e para que possamos promover a reflexão sobre as alternativas de proteção às crianças e adolescentes”, explicou a coordenadora do Savvis, médica Zélia Campos. “As pessoas não estão conseguindo proteger as crianças e adolescentes como deveriam. Precisamos alertar a população para o fato de que a maior parte dos casos de violência sexual acontece dentro da própria casa”, advertiu a médica.

 

Savvis

A rede de serviços do Savvis, da Prefeitura de Manaus, atende casos agudos e crônicos de violência sexual em regime de plantão, 24h por dia, sete dias por semana. O serviço é formado por uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social) especialmente preparada para o atendimento prioritário e reservado, inclusive com leitos específicos em enfermaria em casos que se mostrem necessária a internação. A orientação é de que o atendimento ocorra em até 72 horas do fato ocorrido.

 

Texto – Marcella Normando / MMT / Semsa

Notícias relacionadas