Notícias

Ações de prevenção ao câncer de mama e colo uterino terão reforço no Outubro Rosa

A programação da Prefeitura de Manaus, alusiva ao Outubro Rosa, vai reforçar o alerta às mulheres sobre o câncer de mama e ao maior compartilhamento das informações dessa doença, que é a primeira causa de câncer nas mulheres no mundo. Na capital amazonense, a campanha chama a atenção, principalmente, para a prevenção do câncer do colo uterino, por ser o que mais atinge as mulheres amazonenses. A abertura oficial da campanha será no dia 2/10, às 18h, na sede da Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas das Mulheres, na rua Araxá, s/nº, no conjunto Duque de Caxias, Flores, zona Centro-Sul. Nesta terça-feira, 1º/10, às 17h, haverá panfletagem, no cruzamento das avenidas Djalma Batista e João Valério.

 

 

As ações do Outubro Rosa 2019 serão coordenadas pelo Fundo Manaus Solidária (FMS), presidido pela primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e terá a participação das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Limpeza (Semulsp), Educação (Semed), Comunicação (Semcom), Infraestrutura (Seminf), de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e Casa Militar, além da Fundação Municipal de Turismo, Cultura e Eventos (Manauscult) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

 

Ao longo do mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) intensificarão as ações referentes à temática, com abordagem de todos os sujeitos a quem as atividades se destinam: meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, com a vacina contra o HPV; mulheres de 25 a 64, com exames preventivos; e mulheres de 50 a 69, com exames de mamografia; além da população em geral com atividades educativas.

 

Divulgação

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, ressaltou a importância da prevenção e pediu a todos que ajudem na divulgação da necessidade de realização de exames. “Peço a todos que falem com suas famílias, com seus amigos, seus vizinhos que as mulheres precisam fazer o preventivo e a mamografia, porque infelizmente, aqui na região Norte, a incidência do câncer do colo do útero ainda é muito alta. E por determinação do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, não vamos medir esforços para diminuir estes índices”, informou.

 

Movimento

Anualmente é celebrado no mês de outubro o movimento denominado “Outubro Rosa” que teve início nos Estados Unidos, na década de 90. No Brasil, a partir de 2002, passou a ser realizado, inclusive dando ênfase também ao câncer do colo do útero, que atualmente é a primeira incidência de câncer nas regiões Norte e Nordeste do país.

 

No Amazonas, o câncer do colo do útero está à frente do câncer de mama em incidência, sendo causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus humano – HPV (chamados oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e, na maioria das vezes, não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Essas alterações das células são descobertas no exame Papanicolau (conhecido também como preventivo) e são curáveis na quase totalidade dos casos.

 

Texto – Sandra Monteiro/Semsa

Fotos – Márcio James / Arquivo Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/p/YFG6ME

Notícias relacionadas