Notícias

Democracia e Saúde é o tema central da Pré-Conferência de Saúde que inicia dia 11

Com o tema central Democracia e Saúde, a Pré-Conferência de Saúde da zona Norte de Manaus será iniciada na próxima segunda-feira, 11/3. O evento acontecerá na Universidade Paulista (Unip), avenida Mário Ypiranga, Parque 10 de Novembro, reunindo gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a pré-conferência vai contar com a participação de 180 pessoas, além de 20 membros da comissão organizadora, e representa uma das etapas preparatórias para a VIII Conferência Municipal de Saúde (VIII Comus), marcada para o mês de abril.

“Durante a pré-conferência, representantes do controle social da zona Norte poderão debater e elaborar propostas para apresentação na Conferência Municipal, evento que vai servir como base na construção de políticas públicas na área da saúde para o município de Manaus”, informa Marcelo Magaldi.

Sob a coordenação do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) serão realizadas, no mês de março, um total de quatro pré-conferências: Norte, Sul, Leste e Oeste/Rural.

“Como eventos preparatórios, as pré-conferências são estratégias para garantir e ampliar a participação, de forma democrática, de todos os segmentos do SUS, trabalhadores, gestores e usuários, dos cinco Distritos de Saúde de Manaus, na formulação de diretrizes para a área da saúde nos próximos anos”, afirma Marcelo Magaldi.

Programação

A Pré-Conferência Distrital Norte vai acontecer na segunda-feira, 11/3, das 8h às 17h, e na terça-feira, 12/3, das 8h às 12h.

A socióloga Laneide Stela de Jesus Lima Vieira, técnica responsável pelo Controle Social no Distrito de Saúde Norte (Disa Norte), alerta que o primeiro dia do evento iniciará com o credenciamento, das 8h às 9h.

“As pessoas inscritas na pré-conferência devem ficar atentas para o credenciamento, que vai garantir a participação no evento. As vagas que não forem preenchidas no dia e no horário de credenciamento serão direcionadas para as pessoas que estiverem na lista de espera”, destaca Laneide Vieira.

A programação do primeiro dia da pré-conferência terá um painel temático abordando o tema “Democracia e Saúde – saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”, seguido da abordagem de três eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS; e Financiamento adequado de suficiente para o SUS.

Após as apresentações, os participantes serão divididos em grupos para discussão e elaboração de propostas a partir dos três eixos temáticos. No segundo dia de programação, será realizada a eleição de 92 delegados titulares e nove suplentes, que irão representar a zona Norte na VIII Comus.

Datas e Locais das Pré-Conferências Distritais e VIII Comus

Zona Norte:

11 de março de 2019 – das 8h às 17h

12 de março de 2019 – das 8h às 12h

Local: Unip –  avenida Mário Ypiranga, Parque 10 de Novembro;

Zona Sul:

13 de março de 2019 – 8h às 17h

14 de março de 2019 – 8h às 12h

Local: Unip –  avenida Mário Ypiranga, Parque 10 de Novembro;

Zona Leste:

18 de março de 2019 – 8h às 17h

19 de março de 2019 – 8h às 12h

Local: Paróquia São José Operário – rua Paracuúba, 178, São José I;

Zona Oeste e Rural:

20 de março de 2019 – 8h às 17h

21 de março de 2019 – 8h às 12h

Local: Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, avenida Brasil, s/n, Santo Antônio;

VIII Conferência Municipal de Saúde – VIII Comus

Dias 1 a 3 de abril de 2019

Local: Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, avenida Constantino Nery, 5001, Flores.

Texto: Eurivânia Galúcio