Notícias

Exposição marca o Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Com uma exposição fotográfica reunindo ações de campo, a Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus) destacou a importância do setor para a saúde e a qualidade de vida da população nesta quarta-feira, 5/8, Dia Nacional da Vigilância Sanitária. As fotos, expostas nos corredores da sede do órgão, no bairro Cachoeirinha, zona Sul, mostram atividades educativas, de gestão e de fiscalização de produtos e serviços de interesse sanitário.

 

 

 

“A Vigilância Sanitária é mais do que necessária, para termos uma cidade em ordem, então nós damos toda a força que ela precisa para cumprir seu trabalho. Se percebemos algum sinal de arbitrariedade nós vamos lá e intervimos. Mas sempre temos certeza que ela age com justiça, para fazer respeitar a postura pública, apoiada em 100%. Ela merece fazer cada vez mais aniversários e sempre ter a oportunidade de fazer mais pela cidade de Manaus”, destaca o prefeito Arthur Virgílio Neto.

 

Para a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, o contexto atual reafirma a importância do setor para a saúde pública. “Por causa das incertezas e limitações do cenário de pandemia do novo coronavírus, a Visa Manaus optou por marcar este dia com uma programação interna de valorização do servidor. Nós queremos mostrar aqui o quanto os agentes de vigilância sanitária são importantes para a sociedade como um todo”, observa a diretora.

 

Relembrando o tema do fórum comemorativo ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária de 2019, que reuniu profissionais e o setor regulado, para discutir sobre a implementação de soluções, Maria do Carmo ressaltou que a cada novo ano a Visa Manaus busca melhorar para atender os cidadãos. “Estamos agora discutindo e implementando soluções para tornar o licenciamento sanitário mais simples e ao mesmo tempo mais seguro em segmentos estratégicos”, ressalta.

 

Entre os avanços nos processos de regularização sanitária efetivados nos últimos dois anos, ela cita o licenciamento on-line, desde a solicitação até a impressão da Licença Sanitária; a atualização da classificação de risco das atividades econômicas; e o licenciamento automático para atividades de baixo risco sanitário.

 

Também estão em curso alterações de fluxo que devem reduzir em até 32 dias o tempo médio de licenciamento para o alto risco. Para chegar a esse resultado, foi seito um exaustivo trabalho de estudo dos fluxos atuais com o auxílio de consultoria externa.

 

Com a mudança para uma sede nova, na rua Japurá, na Cachoeirinha, em julho do ano passado, o setor ganhou mais organização e conforto, tanto para funcionários quanto para visitantes. São avanços para garantir uma vigilância mais moderna e eficiente, que possa servir até como exemplo.

 

“Nós tivemos vários momentos marcantes, o mais importante é que a vigilância sanitária tem um destaque na sociedade devido os trabalhos educativo que desenvolvemos durante os anos. E com isso a população sabe que nosso compromisso é com a saúde e proteção de todos da cidade”, salienta a fiscal de saúde, Nilza Negreiros.

 

Ações

A Visa Manaus é o departamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) responsável pela prevenção e controle de riscos relacionados a produtos e serviços de interesse à saúde, na capital.

 

As  ações do órgão seguem as diretrizes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e incluem inspeções sanitárias, emissão de licença sanitária, laudos de vistoria e pareceres técnicos, sanções sanitárias, ações educativas, ações com outros órgãos fiscalizadores e reguladores, vigilância pós-uso e pós-comercialização, monitoramento de eventos adversos em serviços de saúde, aprovação de projetos arquitetônicos, orientação técnica ao contribuinte e escuta por meio do recebimento de denúncias, dúvidas e sugestões.

 

Para realizar seu trabalho, a Visa Manaus conta com pouco mais de cem servidores, a maioria deles é fiscal de saúde. O órgão, também, tem procurado fortalecer a linha educativa, para que os segmentos aprimorem seus serviços e produtos sem a necessidade de penalização, e para que a população conte, de modo seguro, com esses produtos e serviços.

 

Texto – Andréa Arruda / Visa Manaus / Semsa

Fotos – Marinho Ramos / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmPR3rsF

Notícias relacionadas