Notícias

Foco na prevenção para garantir a saúde das servidoras

Com o objetivo de conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, desde 2002 é realizado no Brasil a campanha ‘Outubro Rosa’. Na capital do Amazonas, a ação é realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibiliza um calendário de ações direcionadas à população. Ao longo do mês de outubro as servidoras municipais também receberão informações sobre prevenção e diagnóstico em suas secretarias.

 

 

 

 

Para que a campanha seja realizada neste ano, muitos servidores passaram horas planejando as ações, visto o período pandêmico. Dentro desta missão está a enfermeira Gerda Costa, 51, que há quase duas décadas faz parte do quadro de funcionários da Semsa. Tendo como lema de vida a frase: “quem salva uma vida, salva o mundo inteiro”, a profissional da saúde destaca o trabalho realizado pela gestão municipal para proporcionar oportunidades de cura para pacientes diagnosticadas com câncer.

 

“Embora eu seja uma servidora que trabalha com gestão, sinto que o meu papel na prevenção é importante porque estamos construindo políticas públicas de saúde numa tentativa de reduzir a incidência de casos. Sinto que o meu papel é muito importante e cada mulher que conseguimos ajudar, é uma vida que está sendo preservada, uma família que continua unida pela força materna. Então, quando conseguimos detectar precocemente um câncer e damos para essa mulher a oportunidade de lutar pela sua vida, pela sua cura, isso não tem preço. Quando salvamos uma mulher, estamos salvando alguém que pode gerar, por exemplo, aquela pessoa que vai descobrir a cura definitiva para o câncer ou para a Aids”, afirmou a enfermeira.

 

 

 

 

Gerda lembra que a realização do ‘Outubro Rosa’ ganha uma importância ainda maior no Norte do Brasil em virtude da alta incidência de casos de câncer de colo uterino e de mama na região amazônica, fato esse que pode ter se agravado devido à pandemia do novo coronavírus.

 

“No ano passado, durante os períodos de maior gravidade da pandemia, as unidades da Semsa não fecharam e continuaram realizando todas as ações de prevenção e controle do câncer de colo de útero e de mama. As nossas unidades, mesmo durante a pandemia, mantiveram a oferta dos exames. O que aconteceu foi que as usuárias, por medo da Covid-19, deixaram ou procuraram menos as unidades de saúde”, explicou a servidora.

 

Programação

Durante todo o mês de outubro, a população terá à disposição a oferta de exames preventivos, como a mamografia de rastreio, aquela solicitada para pacientes que não apresentam sintomas, nem sinais de câncer de mama. É realizada para detectar precocemente lesões de câncer ainda na fase inicial para que assim, as pacientes tenham uma boa resposta ao tratamento e margem maior de cura.

 

Já a mamografia diagnóstica é aquela que é solicitada quando o profissional de saúde detectou algum sinal suspeito de câncer e já solicita o exame para confirmar o diagnóstico.

 

Para as servidoras municipais, a Semsa também está realizando ações de prevenção à saúde dentro das secretarias. O calendário das ações deve ser consultado em cada órgão.

 

NOTA

Servidores da educação vão receber reajuste salarial

 

O prefeito David Almeida anunciou o pagamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o reajuste de 10,94% no salário dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Com aporte de R$ 66 milhões para atender os mais de 15,5 mil funcionários da ativa que têm direito ao benefício, o reajuste passará a contar nos vencimentos dos profissionais da educação a partir de outubro.

 

  • Sugestões de Pauta para o Informativo do Servidor podem ser enviadas por WhatsApp, no número: 99966-4243

Notícias relacionadas