Notícias

Maternidade Moura Tapajóz inicia mês do servidor com atividade de meditação guiada

Servidores da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, iniciaram outubro, mês em que se celebra o Dia do Servidor Público, com uma atividade especial: meditação guiada. Nesta sexta-feira, 1°/10, em uma ação idealizada pelo setor de Recursos Humanos da unidade e em parceria com o Setor de Psicologia, o encontro, realizado no solário da maternidade e orientado pela psicóloga Raquel Floriano, teve como tema “Introdução ao foco e atenção plena: respiração”.

 

 

 

 

“Dando continuidade às atividades que iniciamos com foco na Saúde Mental de nossos servidores e colaboradores desde o início do ano com a criação do Serviço de Atenção Psicossocial da unidade, decidimos marcar o mês de outubro, em que celebramos os servidores públicos e realizamos ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, com outras atividades que promovam não só a saúde corporal, mas também a saúde mental dos nossos servidores”, ressaltou Natália Teixeira, chefe do Setor de Recursos Humanos da MMT.

 

Os momentos de meditação guiada mindfulness (estado mental de autonomia sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente) acontecerão todas as manhãs de sextas-feiras durante o mês de outubro. Os temas a serem abordados serão “Acolhendo a ansiedade e as aflições”, no dia 8; “A impermanência e a compreensão das emoções”, em 15/10;

 

“Autocompaixão e bondade consigo mesmo”, em 22/10; e “Gratidão e alegria empática”, em 29/10.

 

Segundo a psicóloga Raquel Floriano, para se atingir qualidade de vida, não se deve focar apenas na saúde física, pois a saúde mental é essencial para o equilíbrio. “No mundo agitado de hoje, precisamos cada vez mais prestar atenção na nossa saúde, principalmente na nossa saúde mental. Esse estilo de meditação mindfulness permite que paremos e tragamos nossa atenção para o momento presente, para como estamos, sem julgamentos, e, assim, consigamos acalmar os fluxos de pensamento e nos concentrar”, explicou Raquel, destacando que dez minutos por dia de meditação pela manhã já podem causar grande impacto no restante do dia da pessoa. “A meditação ajuda no controle da ansiedade e do estresse e traz mais qualidade de vida para as relações, pois, ao conseguirmos trazer a mente para o momento presente, ignorar as distrações e dar autonomia aos nossos pensamentos, podemos focar nossa atenção naquilo que é realmente importante para nós”, concluiu a psicóloga.

 

 

Texto – Marcella Normando / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Notícias relacionadas