Notícias

Maternidade municipal presta atendimento à recém-nascida abandonada

A Maternidade Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, recebeu, na manhã deste sábado, 20/6, um bebê recém-nascido, do sexo feminino, entregue por policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTRAN).

 

 

 

A criança foi encontrada abandonada, no quilômetro 2, da rodovia Manoel Urbano (AM-070), que liga Manaus a municípios da Região Metropolitana, durante uma ronda de rotina.

 

A recém-nascida ainda estava com a placenta, suja e com picadas de inseto por todo o corpo, apresentando quadro de hipotermia – queda significativa e potencialmente perigosa na temperatura do corpo, cuja causa mais comum é a exposição prolongada ao frio.

 

Na maternidade, localizada na Compensa, zona Oeste, a criança foi submetida a avaliações médicas e após a estabilidade da temperatura, e com a devida autorização, foi banhada com sabão antisséptico. Após o banho, a recém-nascida foi colocada em um berço com calor radiante. Inicialmente, não há gravidade no quadro geral de saúde.

 

No registro de entrada consta como RN abandonado, mas os policiais militares deram o nome de Ana Vitória à menina.

 

O serviço social da unidade de saúde entraria em contato com o Conselho Tutelar da área, que posteriormente deve encaminhar o caso para a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA). O Juizado da Infância e Juventude também será acionado para apurar a ocorrência.

Notícias relacionadas