Notícias

Oficina de Alinhamento com a Atenção Primária é realizada com profissionais da rede municipal de saúde

Profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), da Prefeitura de Manaus, estão participando da I Oficina de Alinhamento com a Atenção Primária. A programação, que teve início nesta terça-feira, 14/5, se estende até o dia 16/5. O objetivo é fortalecer e consolidar o atendimento na rede municipal de Saúde. As atividades acontecem no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, localizada na Universidade Nilton Lins, bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul da cidade.

 

 

Esta é a primeira turma da oficina. A segunda está programada para acontecer nos dias 4, 5 e 6/6. Durante três dias serão abordados temas de contextualização do curso, vivência na implantação do Nasf, trabalhos em equipe na perspectiva da organização e pactuação inicial do trabalho, construção de agenda do Nasf, consulta compartilhada, entre outros.

Conforme o chefe da Divisão de Apoio Matricial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Dario Aguiar, nas oficinas são trabalhados conceitos e práticas da função do profissional, a fim de fortalecer o processo de trabalho nas bases, buscando oferecer à população atendimento de excelência. “Temos como foco nas oficinas, alinhar conceitos e potencializar ferramentas para que o servidor entenda melhor o que é a política pública e para que se sintam amparados no serviço diário”, afirmou.

Coordenada pelo Departamento de Atenção Primária (DAP), da Semsa, a oficina é voltada para os gerentes dos Distritos de Saúde, chefes de Divisão de Atenção à Saúde (Diats), Núcleo de Monitoramento e Avaliação (Numoa) e Divisão de Vigilância em Saúde (DVisa), diretores de UBSs, apoiadores técnicos do Nasf, apoiadores institucionais dos Disas, profissionais das equipes Nasf e especializandos em Saúde Pública, da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap).

O Nasf

O Nasf é um apoio especializado que dá suporte a grupos de seis a nove equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), em Manaus. É composto por fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos, assistentes sociais, médicos, farmacêuticos, nutricionista e terapeuta ocupacional.

Atualmente, a Semsa possui sete Nasf, distribuídos nos Distritos de Saúde Leste, Norte e Sul. Estão situados na UBS Ivone Lima (Coroado), UBS Silas Santos (São José), UBS Josephina de Melo (Jorge Teixeira), UBS Arthur Virgílio (Amazonino Mendes), UBS Gebes de Medeiros (Jorge Teixeira), UBS Nilton Lins (Parque das Laranjeiras) e UBS Armando Mendes (Manoa).

Os núcleos foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Primária no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Texto: Jean Holanda / Semsa

Foto: divulgação / Semsa

Notícias relacionadas