Notícias

Parque das Tribos recebe atendimento da prefeitura referente ao ‘Outubro Rosa’

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta terça-feira, 13/10, uma programação especial referente ao “Outubro Rosa”, na comunidade Parque das Tribos, localizada no Tarumã, na zona Oeste de Manaus. Atendimentos nas áreas de ginecologia, enfermagem, odontologia e nutrição foram oferecidos, para reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero junto aos grupos étnicos que vivem naquela localidade.

 

 

 

 

As atividades, organizadas pelo Distrito de Saúde (Disa) Oeste, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram concentradas na maloca Parque das Tribos, tendo início às 8h, se estendendo até as 11h30. Além de consultas ginecológicas e coletas de material para exame preventivo, foram disponibilizadas a vacina contra o Papilomavírus humano (HPV), testes rápidos para detecção de sífilis e ações de educação em saúde, como palestras sobre nutrição e saúde bucal. Foram realizadas também oficinas sobre prevenção ao câncer do colo do útero e de mama e distribuição de preservativos.

 

Conforme a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, as ações no Parque das Tribos, concentram uma grande diversidade de etnias indígenas, e fazem parte de uma programação extensa, realizada de forma descentralizada, para proporcionar uma adesão ampla das mulheres ao processo de sensibilização sobre a importância de cuidar da saúde para evitar essas formas de câncer.

 

“Estamos realizando uma programação com lives, rodas de conversas, ofertas de serviços e educação em saúde com o objetivo de orientar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde. É importante o envolvimento de todos os que a cercam, no reforço a esses cuidados. Companheiros, pais, colegas, todos precisam se envolver nesse processo de sensibilização”, frisou.

 

De acordo com os organizadores, mais de 40 mulheres das etnias tukano, kokama, tariano, baré e saterê-maué, piratapuia, mura e tikuna, foram contempladas com os atendimentos.

 

A Semsa está investindo em atividades descentralizadas, para facilitar a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, tanto nas unidades de saúde quanto nas escolas que fazem parte do Programa Saúde na Escola.

 

Durante todo o mês de outubro estarão acontecendo rodas de conversa, oficinas, palestras, webconferência, lives e busca ativa de mulheres de 25 a 64 anos, para realizar o exame preventivo. O público adolescente, compreendendo meninas de 9 anos a 14 anos e meninos de 11 anos a 14 anos, também está sendo orientado a receber a vacina contra o vírus HPV.

 

Paralelamente a esse trabalho, estão sendo realizados exames clínicos de mamas e coleta de material para o exame colpocitológico, o preventivo, testagem rápida de HIV, sífilis, hepatites B e C.

 

 

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Notícias relacionadas