Notícias

Ponta Negra recebe ações de saúde

Como parte da celebração do Dia Nacional da Saúde, ocorrida no último domingo, 7/4, a Prefeitura de Manaus, por meio, da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa) realizou na manhã desta terça-feira, 9, no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste, uma ação educativa com foco na qualidade de vida da população.

 

 

A programação foi coordenada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Ivone Lima, da zona Leste de Manaus. Os participantes fizeram caminhadas, alongamentos, atividades recreativas, que foram finalizadas com um café da manhã saudável.

 

A diretora da UBS, Francicléia Azevedo, destacou a importância da ação porque busca apresentar para a sociedade o trabalho que é desenvolvido, de orientação para uma alimentação saudável, de promoção das atividades físicas e, além disso, mostrar a dedicação dos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).

 

“Me sinto gratificada por promover o fortalecimento de uma atenção primária, sobretudo um atendimento multidisciplinar à população que merece ter um acolhimento dessa natureza. Este é um trabalho completo que promove saúde prevenindo doenças, colocando em prática objetivo da atenção primária”, ressaltou.

 

O evento reuniu os participantes do grupo de atividade física da UBS, que conta com 80 pessoas inscritas e é coordenado pela equipe multiprofissional do Nasf, e formada por profissional de educação física, fisioterapeuta, nutricionista e terapeuta ocupacional.

 

“É um privilégio participar de eventos como esse, me traz uma paz espiritual muito grande e me acalma. É uma experiência agradabilíssima porque, apesar de ter um dia a dia estressante, esses momentos me acrescentam muito para ter saúde mental”, afirmou a dona de casa Lira de Souza, integrante do grupo de atividades físicas da UBS Ivone Lima.

 

Promoção da Saúde

Com o tema “Promover saúde é garantir Vida Plena”, a campanha organizada pela Prefeitura de Manaus tem como objetivo alertar a população para a importância de se praticar mais atividades físicas e falar mais de saúde.

 

“Trabalhar a promoção de saúde nas UBSs é produzir saúde, tirando o foco das medidas curativas das doenças e conscientizando a população para a prevenção de doenças. É preciso falar menos de doenças e visar mais o bem-estar”, finalizou a Gerente de Promoção da Saúde, da Semsa, Francinara Lima.

 

Texto: Jean Holanda / Semsa

Foto: Divulgação / Semsa

Notícias relacionadas