Notícias

Pré-Conferência de Saúde da zona Norte é aberta com representantes do controle social

Parte da fase preparatória para a VIII Conferência Municipal de Saúde (VIII Comus), marcada para abril, foi iniciada nesta segunda-feira, 11/3, a Pré-Conferência Distrital de Saúde Norte. A programação segue até terça-feira, 12/3, na Universidade Paulista (Unip), reunindo 180 representantes do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) na zona Norte de Manaus.

 

 

A Pré-Conferência está sob a organização do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), sendo a primeira de quatro eventos que serão promovidos no mês de março, envolvendo os segmentos de gestores, de trabalhadores e de usuários do SUS, nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste/Rural.

 

O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), conselheiro Jorge Carneiro, informa que a participação dos três segmentos do controle social no SUS, em cada Pré-Conferência, tem como objetivo promover o envolvimento da população de Manaus no processo de construção de políticas públicas que terão impacto na área da saúde nos próximos anos.

“As propostas discutidas e aprovadas nas pré-conferências serão levadas para a VIII Comus. Então, as etapas distritais são estratégicas para permitir que o debate na área da saúde retrate as características e peculiaridades de cada zona geográfica de Manaus, tornando o processo de definição de propostas mais amplo e representativo nos vários segmentos da sociedade. É uma forma de garantir que a população possa ser ouvida e que o planejamento de políticas públicas não seja desvinculado da vontade, da realidade e da necessidade dessa população”, explicou Jorge Carneiro.

Desafios

A programação dos dois dias da pré-conferência abordará como tema “Democracia e Saúde”, a partir de três eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS; e Financiamento adequado de suficiente para o SUS.

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, os três eixos também irão fundamentar a realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para o mês de agosto, e representam alguns dos principais desafios no SUS.

“A VIII Comus vai indicar os delegados que irão representar Manaus na Conferência Nacional e é muito importante que estejam preparados, com propostas viáveis, para discutir o fortalecimento do SUS em nível nacional”, afirmou Marcelo Magaldi.

Para o secretário, os temas abordados nas conferências são essenciais para a melhoria dos serviços de saúde, em especial as questões de financiamento. “A intenção é que, a partir da discussão nas conferências, seja possível encontrar novas estratégias e alternativas que possam ampliar o financiamento do SUS, com projetos viáveis do ponto de vista econômico”, destacou Marcelo Magaldi.

Encerramento

 

A Pré-Conferência Distrital de Saúde Norte será encerrada nesta terça-feira, 12/3, na Unip, com a eleição de 92 delegados titulares e nove suplentes, que irão representar a zona Norte na VIII Comus, marcada para o período de 1 a 3 de abril.

“A saúde é feita com vontade política, compromisso e participação social. Nesse sentido, os conselheiros e representantes do controle social da zona Norte estão demonstrando um grande empenho, aderindo realmente ao trabalho de discussão de temas que são essenciais ao SUS. É uma política pública em que trabalhamos de forma engajada, porque acreditamos nos SUS que dá certo e é por isso que gestores, trabalhadores e usuários estão participando da pré-conferência”, ressaltou a gerente do Distrito de Saúde Norte, Maria do Socorro Furtado.

A próxima Pré-Conferência Distrital de Saúde será realizada nos dias 13 e 14 de março, também na Unip, reunindo gestores, trabalhadores e usuários do SUS na zona Sul de Manaus. Nos dias 18 e 19 de março, será realizada a Pré-conferência da zona Leste, na Paróquia São José Operário, bairro São José I, encerrando nos dias 20 e 21 de março com a Pré-Conferência das zonas Oeste e Rural.

Texto: Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos: José Nildo/Semsa

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmBRLeEs

Notícias relacionadas