Prefeitura cria brigada escolar para auxiliar no combate ao Aedes aegypti

Com o objetivo de envolver os alunos no trabalho de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, tornando-os brigadistas na comunidade, a Prefeitura de Manaus promoveu na manhã desta segunda-feira, 13/5, atividades lúdicas com os alunos da escola municipal Padre José de Anchieta, na Betânia, zona Sul. A ação foi realizada em parceria pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed).

A programação para a implantação da “Brigada contra o Aedes” teve palestras educativas para capacitar os alunos na identificação de casas onde haja possíveis focos de reprodução do mosquito, além de exposição de maquetes sobre o tema.

Segundo o chefe do setor de Endemias do Distrito de Saúde (Disa) Sul da Semsa, Luciano da Silva, ações como essas são de extrema importância e essenciais para informar e capacitar os alunos de forma lúdica sobre como prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito.

“Um dos objetivos dessa ação foi o de tornar os alunos multiplicadores das informações de prevenção, tornando-os brigadistas na comunidade, levando as informações que aprenderam na palestra para o dia a dia na família”, explicou Luciano.

Aedes aegypti é um mosquito doméstico. A reprodução acontece em água limpa e parada, por ovos depositados pelas fêmeas.

Para a gestora da escola, Fernanda Teixeira, é uma necessidade envolver as crianças nesse processo de prevenção contra doenças como a dengue, zika ou chikungunya.

“A ideia de criar na escola uma equipe de brigadistas é de extrema importância, porque capacita os alunos para serem corresponsáveis e transmissores das informações de combate às doenças, tendo em vista os possíveis focos de dengue sinalizados nas redondezas da escola”, ressaltou a gestora.

Além dos agentes comunitários de Saúde e agentes de combate às endemias do Distrito Sul de Saúde, participaram da formação dos brigadistas os professores da escola e funcionários.

Texto: Jean Holanda / Semsa

Fotos: Marinho Ramos / Semcom