Notícias

Prefeitura de Manaus participa de ação para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

A Prefeitura de Manaus participou, na manhã desta terça-feira, 22/11, de uma ação direcionada a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, no centro socioeducativo Dagmar Feitosa, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. A atividade foi promovida em conjunto pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e cinco entidades de assistência social da capital.

 

 

 

 

A ação sociorrecreativa foi um momento de culminância para celebrar as atividades realizadas ao longo deste ano pelas instituições envolvidas com o trabalho de ressocialização dos adolescentes assistidos pelas entidades. No caso da Semsa, o apoio se dá pela oferta de serviços de saúde como atendimento médico, testagem rápida para hepatites e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e atendimento odontológico, além de palestras sobre saúde mental.

 

A gerente de Ciclos de Vida da Semsa, Patrícia Rombaldi, destacou que a secretaria tem participado ativamente das ações interinstitucionais, com oferta de serviços e de ações de educação em saúde. Neste ano, os apoiadores do projeto Avançar, do qual a secretaria faz parte, decidiram realizar uma atividade abordando a importância de preservar a saúde mental.

 

“Decidimos realizar um evento sociorrecreativo para os adolescentes, enfocando a importância das atividades físicas para promover a saúde mental. Foi um momento muito bonito, em que as experiências exitosas foram compartilhadas e em que a partida de futebol, aproveitando o momento da Copa do Mundo, deu o tom de celebração. Estamos muito comprometidos em fortalecer a Política Socioeducativa”, assinalou Patrícia.

 

A programação do evento contou com a exposição de trabalhos artísticos, apresentação de projetos de encaminhamento para o mercado de trabalho e incentivo para dar continuidade nos estudos.

 

O secretário-executivo de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Giovanni Miranda, destacou a importância das parcerias para apoiar os adolescentes que cumprem medidas não privativas de liberdade (liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade), política que é executada pelo município. “É muito bom poder celebrar o resultado do trabalho dos cinco centros socioeducativos, que vêm cumprindo bem a missão de ressocializar os adolescentes. A parceria está trazendo resultados muito bons”, acentuou.

 

A programação também teve a participação de Sandro Viana, atleta e medalhista olímpico, que destacou a importância da prática de esportes para ter preparo emocional e evitar ansiedade, angústia e outros estados emocionais que afetam a saúde.

 

“Destaquei para eles que o corpo precisa de movimento, trabalhar o corpo com atividades físicas é a melhor forma de evitar a depressão, por exemplo. E precisamos cuidar da saúde mental, levá-la a sério e nos preservar das emoções ruins”, destacou.

 

Dentre as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Adolescente em Regime de  Internação e Internação Provisória – Pnaisari, a qual o município de Manaus foi habilitado em 2014, está ação faz parte desta política, e anualmente, por meio do Grupo de Trabalho Intersetorial – GTI da Pnaisari.

 

Além de definir estratégias relacionadas à gestão das ações de saúde para os adolescentes, o GTI também planeja atividades que estimulem o protagonismo do adolescente privado de liberdade.

 

 

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Elienai Emanuel / Semsa

Notícias relacionadas