Notícias

Prefeitura de Manaus promove evento para fortalecer relacionamento interpessoal na Saúde

Com o objetivo de fortalecer os vínculos entre os servidores e a gestão municipal da Saúde, a Semsa realizou nesta sexta-feira, 22/10, a primeira edição do “Café com a Secretária”, no auditório Deodato de Miranda Leão, sede da secretaria, na avenida Maceió, zona Centro-Sul.  A proposta da iniciativa é criar um espaço informal para a troca de ideias, além de sugestões, avaliações e compartilhamento de experiências exitosas, que resultarão no aprimoramento da Rede de Atenção Primária de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), gerenciada pela Prefeitura de Manaus.

 

 

 

 

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, abriu a programação destacando que a aproximação com os servidores é fundamental para melhorar a relação entre todos que compõem os recursos humanos da Semsa.

 

“Esses momentos são necessários, para que a gente converse sobre os nossos desafios na saúde municipal, sem a necessidade de dar uma resposta técnica exata, mas sim de analisar os nossos processos de uma forma mais tranquila, mais relaxada, colocando nossas sugestões e até nossas queixas de uma maneira informal.  Passamos por muitos desafios, que nenhuma outra gestão enfrentou por causa da Covid-19 e isso significa muito esforço e adaptação. Falar sobre esses processos é fundamental, para que todos possam se fortalecer”.

 

Os servidores que participaram do “Café com a Secretária” aprovaram a iniciativa, que é inédita no órgão. Servidora da Semsa há mais de 30 anos, lotada no Departamento de Atenção Primária (DAP), no Núcleo de Saúde da Mulher, a assistente social Neide Negreiros destacou que ficou muito satisfeita com a iniciativa de buscar uma aproximação junto aos servidores.

 

“É louvável ver que a secretária busca uma aproximação maior com os servidores e tem essa visão de que, apesar de ocupar um cargo de gestora da Semsa, é também uma colega, uma trabalhadora da saúde como todos”, destacou.

 

Para a assessora técnica da subsecretaria de Gestão da Saúde (Subgs), Aldeniza Araújo de Souza, o encontro foi muito oportuno no momento atual, em que a pandemia ainda impõe uma série de restrições e necessidade de aprendizado.

 

“Parabenizo a secretária pela belíssima iniciativa, que é inédita na Semsa Manaus. Espero que este seja o primeiro de muitos outros cafés com a secretária e que seja um espaço onde a gente possa retomar hábitos normais do nosso dia a dia, como conversar, trocar ideias, ter um contato mais direto. Nós, brasileiros, gostamos muito de nos abraçar e esse hábito tão nosso, foi suspenso por conta da pandemia. Por isso, encontros como esse são uma forma importante de apoio em nossa rotina de trabalho”, assinalou.

 

Saúde mental

 A saúde mental do servidor da Saúde foi um dos temas abordados. Ézio Lacerda Lopes, do Departamento de Informação, Controle, Avaliação e Regulação (Dicar), explicou que o encontro foi muito relevante, para poder falar diretamente com a secretária sobre esse tema.

 

“Sabemos que estamos vivendo um momento delicado, de pandemia e que isso tem afetado a saúde mental das pessoas, inclusive dos servidores da saúde. Gostaria de saber qual a possibilidade de ampliar a oferta de atendimento em saúde mental e sugerir também que seja feita uma pesquisa de clima organizacional, por entender que esse é um instrumento que dá a oportunidade para os servidores se manifestarem e para a gestão ter conhecimento de coisas que precisam ser olhadas com cuidado”, acrescentou.

 

A secretária Shádia Fraxe explicou que a gestão acompanha de perto a oferta de serviços de atenção psicossocial, que está diretamente relacionada à disponibilidade de profissionais médicos especialistas em psiquiatria, e reforçou que a administração está buscando solução para esse problema.

 

A segunda edição está programada para acontecer daqui há 15 dias, no mesmo espaço, sempre às 8h. Para garantir a participação, os servidores precisam realizar inscrição prévia, disponibilizada pelo Departamento de Comunicação (Decom).

 

O evento faz parte das atividades de apresentação e aproximação da gestão da rede municipal de saúde com os servidores, como já aconteceu com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam no Distrito de Saúde (Disa) Leste.

 

O encontro foi realizado no Centro Cultural Aníbal Beça, no bairro Novo Aleixo. No dia 6 de outubro, mais de 200 ACSs e ACEs do Disa Leste participaram de um encontro, que contou com a participação da secretária Shádia Fraxe e do subsecretário Djalma Coelho. Estão agendados, ainda, encontros com servidores dos distritos Oeste e Sul e Manaus.

 

 

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Lincoln Ferreira / Semsa

Notícias relacionadas