Notícias

Prefeitura intensifica ações no Dia Mundial Sem Tabaco

Com o tema “Tabaco e Saúde dos Pulmões”, a Prefeitura de Manaus intensificou nesta sexta-feira, 31/5, as ações do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O trabalho foi executado por profissionais das Unidades de Saúde, que realizaram atividades educativas.

 

 

A programação contou com rodas de conversa abordando os riscos do uso do tabaco para a saúde, divulgação dos serviços oferecidos nos 22 Ambulatórios de Tratamento de Fumantes da rede municipal, com distribuição de material informativo, oferta do teste de Fagerstrom, que identifica o grau de dependência do fumante à nicotina, além da medição, com o aparelho de monoxímetro, do nível de monóxido de carbono no organismo das pessoas que fumam.

 

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explicou que a programação faz parte das ações que a Prefeitura de Manaus tem executado desde a última segunda-feira, 27/5, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio, e que seguirão até o dia 7 de junho.

“A Semsa executa ações de prevenção e oferta de serviços para o tratamento de fumantes durante todo o ano. O Dia Mundial Sem Tabaco é mais uma oportunidade para destacar a importância do combate ao uso do cigarro e alertar a população sobre os riscos para a saúde que podem ser causados pelo tabagismo e o fumo passivo”, afirmou Marcelo Magaldi.

 

Durante evento, na Escola Municipal Doutor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no bairro Presidente Vargas, zona Sul de Manaus, coordenado pela Fundação Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), em parceria com a Semsa, Secretaria de Estado de Saúde (Susam), e secretarias municipal e estadual de Educação (Semed e Seduc), a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Francinara da Silva Lima, alertou sobre o fato de que o tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças, o que engloba diversos tipos de câncer, doenças respiratórias graves, doenças cardíacas, diabetes e hipertensão.

 

“O combate ao uso do cigarro é uma ação que precisa ter o envolvimento de diversas instituições para ter maior impacto, em especial as áreas de saúde e de educação. Uma das ações de enfrentamento executadas pela Semsa é feita a partir do Programa Saúde na Escola, que promove a prevenção ao uso do cigarro entre os estudantes”, destacou Francinara Lima.

 

Outra atividade desenvolvida pela Semsa é a oferta de serviços dos 22 Ambulatórios de Tratamento de Fumantes para apoiar as pessoas que fumam e querem abandonar o uso do cigarro. Segundo Francinara Lima, a Semsa iniciou há 10 anos a implantação dos Ambulatórios no município de Manaus, onde, segundo pesquisa do Ministério da Saúde realizada em 2017, 7,5% da população tem o hábito de fumar.

 

“Existem estudos apontando que 80% dos fumantes querem abandonar o uso do cigarro, mas apenas 3% conseguem sozinhos. Os serviços oferecidos nos Ambulatórios são estratégias para ajudar as pessoas que querem abandonar o cigarro, utilizando abordagem cognitivo-comportamental, e tendo o apoio medicamentoso quando necessário”, explicou Francinara.

 

Reconhecimento

No evento realizado na escola municipal Doutor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, a Semed, em parceria com a coordenação do Programa Estadual de Controle de Tabagismo, realizou a entrega de certificados de honra ao mérito em reconhecimento aos profissionais que têm atuado para reduzir a incidência do tabagismo do Amazonas.

 

Uma das profissionais a receber o certificado, representando a Semsa, foi Francinara Lima, que, além de coordenar o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, também exerce o cargo de gerente de Promoção da Saúde. Durante a cerimônia, Francinara Lima destacou a importância de todos que trabalham diariamente no controle do tabagismo nas Unidades de Saúde.

 

“É um trabalho em equipe, realizado em parceria com diversas instituições, cada serviço complementando o outro, desde o acolhimento, prevenção, tratamento de fumantes e detecção precoce de doenças causadas pelo uso do cigarro. Assim, considero o certificado como um símbolo e reconhecimento da dedicação de todos os profissionais envolvidos no programa, entre trabalhadores e gestores, que têm o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e, assim, diminuir os casos de doenças e mortes, garantindo saúde e qualidade de vida para a população”, afirmou Francinara Lima.

Ambulatórios para Tratamento de Fumantes por zona

Norte

1 – UBS Frei Valério – rua Bom Jesus, s/nº – Novo Israel;

2 – UBS Sálvio Belota – rua das Samambaias, nº 786 – Santa Etelvina;

3 – UBS Armando Mendes – rua 5, s/n°, Conj. Manoa;

4 – Policlínica Dr. José Antônio da Silva – rua Aroeiras, nº 55 – Monte das Oliveiras;

5 – Policlínica Anna Barreto – avenida Grande Circular, s/n° – Monte Sião;

6 – UBS José Figlioulo – ruas Rios Arinos, s/n°, Conjunto Viver Melhor – bairro Lago Azul;

7 – UBS Balbina Mestrinho – rua Maj. Silvério J. Nery (rua 170), Núcleo III, Cidade Nova;

Sul

8 – Policlínica Castelo Branco  – rua do Comércio, s/n°, Parque 10;

9 – Policlínica Antônio Reis – rua São Luiz, s/n°, São Lázaro;

10 – UBS Petrópolis – rua Delfim de Souza, s/n°, Petrópolis;

11 – UBS Nilton Lins – avenida Professor Nilton Lins, Lote 3, Parque das Laranjeiras;

Leste

12 – UBS Ivone Lima dos Santos –  rua 8, s/n°, Coroado 3;

13 – Policlínica Comte Telles – rua J, s/n°, Etapa B do bairro São José 3;

14 – UBS Dr. Alfredo Campos – rua André Araújo, s/n°, Zumbi 2;

15 – UBS Amazonas Palhano  – rua Antonio Matias, s/n°, São José 2;

16 – UBS Mauzinho – rua Rio Negro, 113, Mauazinho;

Oeste

17 – Policlínica Franco de Sá – rua V, nº 150, no bairro Nova Esperança 1;

18 – Policlínica Djalma Batista – rua 23 de Dezembro, s/n, Compensa 2;

19 – UBS Deodato de Miranda Leão – rua Presidente Dutra, s/n, Glória;

Rural

20 – UBSR São Pedro, localizado no Km 35 da rodovia AM-010;

21 – UBSR Pau Rosa, Km 21 da BR 174, ramal do Pau Rosa;

22 – UBSR Ephigênio Sales, AM – 010, KM 41.

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Notícias relacionadas