Notícias

Prefeitura registra mais de 27 mil vacinas aplicadas contra a Covid-19, na retomada das atividades

Os 18 pontos que a Prefeitura de Manaus disponibilizou para receber o público a partir dos 19 anos de idade, em toda a cidade, vacinaram contra a Covid-19, até as 17h desta sexta-feira, 16/7, mais de 27 mil pessoas entre primeira e segunda doses. Nove desses locais seguem vacinando até as 21h. Neste sábado, 17, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) voltarão a atender nos sete pontos tradicionais, das 9h às 16h.

 

 

 

 

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, acompanhou a retomada da aplicação da primeira dose. “Tivemos um movimento bastante intenso em todos os postos, e era exatamente isso o que queríamos. O prefeito David Almeida está empenhado em que sejam vacinadas, em breve espaço de tempo, todas as pessoas aptas a receberem a imunização. Recebemos uma remessa de doses que nos permitiu avançar um pouco mais.  É muito importante que todos se vacinem porque é assim que vamos combater esse vírus”, disse.

 

A aplicação da primeira dose estava suspensa desde a última segunda-feira, 12, devido ao estoque zerado da Semsa. Durante a semana, oito unidades de saúde da secretaria, em todas as zonas da cidade, atenderam as pessoas que precisavam da segunda dose para concluir o esquema vacinal.

 

Desde o início da campanha, em 19/1, a prefeitura já aplicou 1.018.170 primeiras doses, 318.180 segundas doses das vacinas CoronaVac/Butantan, AstraZeneca/Oxford e Pfizer, e 24.335 doses únicas da vacina da farmacêutica Janssen (números registrados até as 17h de hoje).

 

No ponto de vacinação do Studio 5 Centro de Convenções, no Japiim, zona Sul, a técnica de enfermagem Klincia Moura da Silva, 22 anos, tomou a primeira dose da vacina. “Tive Covid duas vezes: a primeira, no ano passado, com comprometimento de 30% dos pulmões. Perdi 10 quilos, pensei que fosse morrer. A segunda vez foi no começo do ano, mas de forma mais branda. Poder tomar a vacina hoje, para mim, é uma vitória. É uma esperança de dias melhores para o mundo”, comemorou.

 

Andressa Giovanna Gonçalves, vestibulanda, de 19 anos, disse que soube por meio das redes sociais e ficou feliz por ter chegado a vez dela tomar a vacina. “Desde o ano passado a gente espera esse momento. Em Manaus a vacinação está bem adiantada. Acho que a vacina salva vidas, todos devem se vacinar. Fico muito feliz, agradeço aos funcionários públicos que estão trabalhando na campanha e ao SUS”, elogiou.

 

Shádia Fraxe destacou que as pessoas que ainda receberão a primeira dose, façam o cadastro no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br), contribuindo para agilizar o atendimento nos postos. “O processo desde a triagem até o momento da aplicação pode ser agilizado se os dados já estiverem no sistema. O preenchimento das informações é rápido, seguro e vai facilitar o atendimento”, justificou.

 

Nos pontos de vacinação, para receber a primeira dose é necessário apresentar um documento de identificação com foto, o CPF e um comprovante de residência (original e cópia). Para a segunda dose, basta apresentar o documento com foto, CPF e o cartão de vacinação.

 

Postos que funcionarão neste sábado, das 9h às 16h:

 

Shopping Phelippe Daou, avenida Camapuã, 2.939, Jorge Teixeira, zona Leste

Apenas para pedestres

 

Parque Municipal do Idoso (PMI), rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul

Apenas para pedestres

 

Studio 5 Centro de Convenções, avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.555, Distrito Industrial 1, zona Sul

Apenas para pedestres

 

Clube do Trabalhador do Sesi/AM, avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1, zona Leste

Para pedestre e drive-thru

 

Centro de Convenções de Manaus, “sambódromo”, avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste

Apenas drive-thru

 

Centro de Convenções Vasco Vasques, avenida Constantino Nery, 5.001, Flores, zona Centro-Sul

Apenas para pedestres

 

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova, zona Norte

Apenas para pedestres

 

 

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Fotos – Marcely Gomes / Semcom

Notícias relacionadas