Notícias

Profissionais de saúde da rede municipal recebem orientações sobre o novo coronavírus

Prefeitura de Manaus, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizou nesta segunda-feira, 23/3, uma webconferência voltada a gestores e equipes de saúde, para orientar sobre as mudanças no funcionamento dos serviços da rede municipal na capital, que irão reforçar a prevenção e o combate ao novo coronavírus.

 

 

 

A partir da próxima quarta-feira, 25, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da prefeitura deixarão de realizar atendimentos agendados, passando a atender os usuários em regime de demanda espontânea, para maior rapidez no atendimento daqueles que forem ao serviço com sintomas de gripe ou suspeita de Covid-19. “As equipes estarão prontas para receber os usuários e proceder à avaliação clínica necessária”, explica Ângela Nascimento, diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde (DAP/SUBGS) da Semsa.

 

Os participantes da webconferência também receberam orientações sobre o remanejamento de servidores entre unidades, para reforçar as equipes e garantir o atendimento dessa nova demanda. Informações adicionais sobre o fluxograma de atendimento às síndromes gripais dentro das UBSs também foram dadas a quem acompanhou a ação.

 

A webconferência desta segunda atingiu ao menos 120 participantes, entre gestores, trabalhadores e profissionais de saúde, integrantes dos cinco Distritos de Saúde (Disas) das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural.

 

A ação foi possível graças à parceria com a UEA, que cedeu o seu telecentro, para viabilizar a conferência. “Com esse processo, que permite alcançar um grande número de servidores de modo imediato, e sem exigir o comparecimento presencial, o que é muito importante na atual situação, nós pudemos conquistar vários objetivos, como o alinhamento das informações emitidas pela gestão, o aprimoramento dos processos de trabalho destinados aos usuários e o esclarecimento das dúvidas dos profissionais. Só temos a agradecer por essa colaboração”, conta Ângela.

 

O evento foi coordenado pelo DAP/SUBGS, com o apoio de profissionais da Residência de Medicina de Família e Comunidade da Semsa, o Departamento de Vigilância em Saúde e a Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), além da UEA. Uma nova webconferência sobre o novo coronavírus está marcada para o dia 30, para continuar a orientar o trabalho das equipes do SUS (Serviço Único de Saúde) municipal.

 

Texto – Divulgação / Semsa

Notícias relacionadas