Profissionais de saúde são certificados pelo desempenho no combate ao tabagismo

Com o objetivo de reconhecer a importância e a competência dos servidores que atuam no Programa de Controle Municipal de Combate ao Tabagismo, a Prefeitura de Manaus certificou na manhã desta quarta-feira, 28/8, um grupo de 80 profissionais de saúde que atuam nos ambulatórios de tratamento ao fumante, coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A entrega dos certificados ocorreu no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, no campus da Universidade Nilton Lins, Flores, zona Centro-Sul.

Durante o evento, a fonoaudióloga Francinara Lima, gerente de Promoção da Saúde, ressaltou a necessidade do reconhecimento do trabalho dos profissionais que atuam diretamente nos ambulatórios, sempre com o compromisso de prestarem um serviço efetivo no combate ao tabagismo e tratamento dos fumantes.

“Temos profissionais extremamente engajados e comprometidos, que amam o que fazem e transformam a vida das pessoas, apresentando para os fumantes uma nova possibilidade de ter uma vida mais saudável por meio do programa de Controle Municipal de Combate ao Tabagismo”, ressaltou.

Atualmente, a Semsa coordena 22 ambulatórios, espalhados pelos Distritos de Saúde (Disas) da capital, que oferecem tratamento aos usuários que buscam abandonar o fumo. Após a triagem, o usuário é acolhido por uma equipe multiprofissional e, se necessário, terá auxílio medicamentoso.

Fumando até 50 cigarros por dia, o aposentado José Tenório, 67, explica que sentiu a necessidade de buscar ajuda para parar de fumar quando, após uma cirurgia do coração, os médicos o alertaram sobre os riscos que estava vivendo, decorrentes do vício do cigarro.

“Hoje completo 147 dias sem cigarro e, como determinação de vida, não pretendo mais fumar. A minha esperança é que meus familiares também abandonem esse vício”, conta o ex-fumante José Tenório.

Com a presença dos gestores dos Distritos de Saúde e UBSs, a programação contou com uma palestra ministrada por Gisele Benchimol, coach motivacional, seguida de um café da manhã.

Os endereços e horários de atendimento dos ambulatórios que oferecem tratamento aos que desejam parar de fumar estão disponíveis no site www.semsa.manaus.gov.br.

Dados

Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em Manaus dão conta de que 6,4% da população é fumante, por isso, as ações de combate ao tabagismo são essenciais para que diminuam esses números.

Estima-se que existam 4.720 substâncias na fumaça dos derivados do tabaco, tornando o vício de fumar culpado por algo em torno de 50 doenças, incluindo o câncer.

Texto – Jean Holanda / Semsa

Foto – Jean Holanda / Semsa