Semana do Bebê Manauara ressalta a importância do aleitamento materno

Como parte da estratégia para reduzir a mortalidade infantil, a Prefeitura de Manaus, em parceria com várias secretarias e organizações, abriu na manhã desta sexta-feira, 2/8, a 4ª Semana do Bebê Manauara. A iniciativa busca impulsionar a prática do aleitamento materno com foco na saúde integral, mostrando que o melhor alimento para a criança é o leite materno. Com o tema: “Primeira infância: agora e no futuro”, o evento aconteceu no Parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, e faz parte das atividades do Agosto Dourado, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, ressaltou que a Semasc faz parte do Comitê Gestor da Primeira Infância, junto com outros órgãos como a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Fundo das Nações Unidas (Unicef) e outras organizações. “O Brasil está engajado no estímulo ao aleitamento materno, que tem grande importância na primeira infância, assim como Manaus com vários programas e ações que estimulam a exclusividade do leite materno até os seis meses. O prefeito Arthur Virgílio Neto e a primeira-dama, Elisabeth Valeiko, são grandes incentivadores da amamentação, porque sabem da importância para a mãe e o bebê”, enfatizou.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Primária da Semsa, Ângela Nascimento, esta iniciativa tem como foco avaliar as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece aos bebês que nascem na cidade, e, com essa avaliação, melhorar os serviços.  “O aleitamento materno promove e fortalece a saúde, evita adoecimento e proporciona o desenvolvimento ideal para a criança. Essa grande campanha tem a missão de informar toda a população da importância dessa prática”, afirmou Ângela Nascimento.

A programação contou com a participação do secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, João Carlos, representantes do Unicef, além de  crianças, adolescentes, famílias imigrantes e refugiados venezuelanos que estão em abrigos e se envolveram nas atividades recreativas, apresentações teatrais e receberam lanches.

Durante o evento, a chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente, Ivone Amazonas, explicou que para que se tenha uma criança saudável no futuro, é preciso proporcionar uma amamentação sadia e correta para o bebê, fortalecendo a primeira infância no município.

“A mobilização social que a ‘Semana do Bebê Manauara’ realiza é imensa, porque esclarece para a população a importância de qualificar, de modo integral, a primeira infância da criança, que é um momento decisivo para a formação dela”, comentou Ivone Amazonas.

Até o final do mês, os Distritos de Saúde da Semsa, escolas e creches receberão atividades de educação e saúde, rodas de conversa, atividades cultura e recreativas alusivas a “Campanha Agosto Dourado”.

Texto – Jean Holanda / Semsa

Foto – Altemar Alcântara / Semcom