Notícias

Semana do Controle Social reúne gestores, trabalhadores e usuários do SUS na zona Norte de Manaus

Dando continuidade à programação da 16ª Semana do Controle Social de Manaus, gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da zona Norte, participaram na manhã desta quarta-feira, 23/11, de mais uma atividade realizada no auditório Isabel do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, bairro Compensa, com o debate sobre o tema “O controle social na área da saúde”.

 

 

 

 

Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a 16ª Semana do Controle Social é um evento anual que tem como objetivo fortalecer a participação social e qualificar conselheiros municipais e locais para atuação no SUS.

 

Segundo a diretora em exercício, do Distrito de Saúde (Disa) Norte, Anete Rodrigues Dantas, a zona Norte de Manaus conta com 12 Conselhos Locais de Saúde (CLSs), vinculados a 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), compostos por gestores, trabalhadores e usuários do SUS.

 

“Esse é um momento de integração dos trabalhadores, gestores e usuários da rede municipal de saúde. Os conselheiros da zona Norte são participativos, estão sempre perto da gestão, tanto em nível distrital como no nível local na UBS, e colaboram dando sugestões e compartilhando as dificuldades encontradas. O objetivo é sempre buscar a melhoria dos serviços de saúde”, afirmou Anete Dantas.

 

Para Sonia Campos Moraes, que atua como conselheira local da UBS Balbina Mestrinho, no bairro Cidade Nova, a participação na Semana do Controle Social é uma forma de ampliar a integração e o envolvimento dos conselheiros.

 

“O conselho local realiza reuniões mensais na UBS, quando apresentamos as demandas da comunidade para a diretora e buscamos soluções. Durante a Semana do Controle Social, todos os conselhos participam das atividades e é possível entender as demandas em um contexto geral. Esse é um trabalho voluntário, que faço com amor e dedicação, e é muito gratificante quando a gente pode ajudar a comunidade”, afirmou a conselheira.

 

A programação incluiu uma palestra com o tema “O controle social na área da saúde”, que foi conduzida pelo chefe do setor de Auditoria em Saúde do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM), Rodrigo Valadão de Souza, que abordou a importância do controle social, as bases legislativas para o controle social da saúde na Constituição Federal, a regulamentação das ações nos serviços públicos no Brasil, a organização e atribuições dos conselhos de saúde nos níveis nacional, estadual e municipal.

 

“A gente sabe que toda a Constituição é baseada na elevação da cidadania, ou seja, na consolidação da cidadania, que é a participação ativa das pessoas na condução dos assuntos públicos. Na área da saúde não é diferente. O controle social ocupa o topo da estrutura de governança da saúde não só no nível municipal, mas também estadual e federal, sendo importante inclusive para legitimar as ações do gestor”, destacou Rodrigo Souza.

 

A programação da 16ª Semana do Controle Social será encerrada na sexta-feira, 25/11, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Oeste, com atividades direcionadas para representantes do controle social do Disa Rural, incluindo palestras abordando os temas “O controle social na área da saúde”, “Malária e fatores de vulnerabilidade social em populações rurais do município de Manaus”, e “Sistema DigiSUS – Gestor Módulo Planejamento”.

 

 

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa 

Notícias relacionadas